terça-feira, 4 de junho de 2013

Sóstenes Apolos: Deus o chamou para junto de si

Cerimônia de ordenação
do nosso filho André Couto
Recebi com muito pesar, ontem, a notícia do falecimento do pastor Sóstenes Apolos, presidente da CEADDIF e responsável pelo pastoreio da Assembleia de Deus da L 2, em Brasília, DF, também conhecida como a Igreja do Novo Dia. Conheci-o desde os tempos de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e por diversas vezes participei de eventos ao seu lado, nas mais diferentes regiões do Brasil e até mesmo fora do país, além de programações na igreja que pastoreou.

Uma de nossas alegrias, como família, foi participar da cerimônia de ordenação de nosso filho André Couto ao pastorado com a imposição de mãos do já saudoso pastor Sóstenes Apolos. É uma imagem que ficará para sempre em nossa memória e que, felizmente, foi registrada para permanecer em nossos anais. Brasília se despede, hoje, de um homem que marcou a história da igreja na capital federal.

Sóstenes Apolos servia com denodo à obra de Deus. O seu coração era movido pela paixão missionária. Não media limitações para visitar o campo, mesmo em regiões inóspitas, onde, provavelmente, pode ter sido acometido por uma das enfermidades que o levaram à morte. Durante a AGO em Brasília via-se o seu dinamismo, procurando atender a todos com a simpatia que lhe era peculiar. Nos dois meses seguintes enfrentou com coragem a doença. Quem o visitou pôde encontrar uma pessoa lúcida, serena e sonhadora, pois o que mais amava era dedicar-se ao trabalho do Mestre. Mas Deus o quis para si. O mundo já não o comportava.

Compartilho aqui os meus sentimentos à família que construiu, à igreja que pastoreou e à convenção que presidiu. O seu exemplo me estimula a prosseguir com a mesma garra. Só lamento que pela insensibilidade de alguns estaria, hoje, desligado do quadro de associados da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB, caso não tivesse adoecido. Mas certamente em nenhum momento o Pai das Luzes pensou em desligá-lo do rol dos súditos do Reino de Deus.

O sepultamento está marcado para hoje às 17:00 horas, no Campo da Esperança, em Brasília. O corpo será velado a partir das 14:00 horas no Ginásio de Esportes da PM-DF, ao lado do BOPE, no Setor Policial Sul.

7 comentários:

Robson Aguiar disse...

Também lamento a partida do pastor Sóstenes, tanto como lamento a tentativa de desligarem ele da CGADB.

Pastor Domingos disse...

Amado pastor Geremias, a Paz do Senhor.

Desde o momento que soube do estado de saúde do amado pastor Sóstenes, comecei a orar e pedir as orações em favor do mesmo, inclusive com uma postagem de pedido de oração no meu modesto espaço virtual.

A nossa vontade e desejo era que o Pastor Sóstenes estivesse mais alguns anos conosco, porém prevaleceu a vontade de Deus.

Não tive o privilégio de ter uma convivência mais próxima com o Pr. Sóstenes como o amado teve. Porém sempre o admirei. Tive a alegria de estar assentado ao lado do Pr. Sóstenes em uma das plenárias da AGO em Brasilia. Momento esse que se tornará inesquecível para minha vida.

Apresento votos de consolações a todos familiares e a igreja que foi presidida pelo o companheiro de ministério Pr. Sóstenes Apolos.

Um forte abraço.

Pastor Edinaldo Domingos.
AD Coronel João Pessoa - RN


Anônimo disse...

Pr. Geremias,

É com pesar que leio esta notícia, sinceramente não tenho palavras para falar qualquer coisa sobre isso. E ainda mais que queriam desliga-lo da CGADB a qualquer custo.
Eu tenho uma pergunta ao irmão, caso souber por favor me responda:
De que o pr. Sostenes morreu? qual foi a sua doença?


grato,

José Barroso

Pr.Luiz Karlos disse...

Graça e Paz!!
Pr.Geremias do Couto...
Tive o privilégio de conhecê-lo, aqui mesmo na Bahia, quando eu pastoreava um pequeno rebanho de ovelhas, presidindo a AD de Belmonte no Sul da Bahia, ele foi com vários irmãos, ovelhas,e pastores, para descansar. Me disse ser filho dali, mas isto não importa...O que realmente interessa foi poder vê-lo, abraçá-lo...e nos poucos minutos que estivemos juntos, regado a banquete de guiamum, perceber pela postura, olhar, simplicidade, e sobretudo humildade, estar diante de um baluarte da Igreja de Cristo!
Até breve servo de Cristo, estimado Sóstenes.
Pr.Luiz Karlos Jardim

MARCOS MARTINS disse...

Caro Pastor Geremias,
Recebi com tristeza a noticia. Lembro-me do Pr.Sostenes quando ia a AD do Jacarezinho pregar a palavra do reino e eram momentos de alegria, encontrei-o na AGE e votei nele, lembro ainda que durante a apuração ele esteve na dianteira por bom tempo mais no final o outro candidato ganhou. Nos encintraremos lå no Céu, assim que formos chamado.

Marcos Rodrigues, Pr.

Tadeu de Araújo disse...

Pastor Geremias do Couto e demais irmãos, graça e paz!

Muito embora nunca tenhamos conhecido o nobre pranteado, pastor Sóstenes Apolos, todavia, nesse momento de pesar, unimo-nos a seus familiares, bem como os demais que sentiram a sua partida.
Assim dizemos, pois Bíblia se nos admoesta também a sentirmos a dor dos outros ( Romanos 12.15b).
Quando falece um líder ou uma ovelha que serviu de exemplo, por onde passou, de certo, sua memória será sempre respeitada.
No entanto, quando acontece o contrário, infelizmente, é por demais dolorida a lembrança.
Por isso, é fundamental que tenhamos cuidado no tocante a nossa conduta enquanto vivermos aqui na terra.
"Vai-se o homem, mas fica o nome".
Que o Altíssimo conforte parentes, amigos, ovelhas e demais, que estão sofrendo a grande perda.

Em Cristo,
Tadeu de Araújo

Pr Alessandro Garcia disse...

Não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas sabemos que se tratava de um grande líder e homem de Deus. Manifesto, em meus nome e de toda a nossa igreja, nossos votos de consolação e conforto por parte do Espírito Santo à toda família e ministério do saudoso pastor Sóstenes Apolos.