João Kolenda Lemos e Ruth Dorris Lemos abriram clareiras para o ensino teológico no meio assembleiano |
Fujo à regra, no blog, para anunciar o falecimento do pastor João Kolenda Lemos, que, ao lado de sua saudosa esposa, Ruth Dorris Lemos, fundou e dirigiu por muitos anos o Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, localizado em Pindamonhangaba, SP, aonde tive o privilégio de estudar nos idos de 71/72.
Conheci-o na minha infância. Lembro-me de ter atravessado a Baía de Guanabara, do Rio de Janeiro para Niterói, na mesma embarcação em que ele estava, juntamente com o pastor Mark Lemos ainda garoto, por ocasião da AGO da CGADB realizada em Fonseca. Não tive coragem de me aproximar para cumprimentá-lo, mas ali já ardia no meu coração adolescente o desejo de ser aluno naquela instituição, onde, mais tarde, aos 17 anos, ingressei, e onde, também, conheci a minha esposa, Debora Couto, com quem me casei tendo como padrinhos nada menos do que o casal João Kolenda Lemos e Ruth Dorris Lemos.
Tive a alegria de contar com professores do naipe de João Kolenda Lemos, Ruth Dorris Lemos, João de Oliveira, José Ezequiel da Silva, Julius Olson, Bertha Olson e muitos outros, além de conviver com o pioneiro da literatura pentecostal, Orlando Boyer.
Como costumo dizer, embora seja uma perda temporária, pois, se Deus quiser, haveremos de reencontrá-lo na glória, é uma dor que dói mais profundamente pelo que o pastor João Kolenda Lemos representou para milhares de alunos que passaram pelo IBAD, bem como para outros líderes que receberam os reflexos de seu ensino e exemplo.
Confesso que estou profundamente triste, ao mesmo tempo em que agradeço a Deus por tê-lo como um de meus mentores. Não posso deixar de registrar que o IBAD foi, naquela época, um marco para a juventude assembleiana mediante o exemplo de alunos que por lá passaram, como Eliel de Carvalho, Elienai Cabral, Otoniel e Oziel, João de Souza Filho e muitos outros cujos nomes me fogem, os quais inspiraram milhares de outros, entre eles eu, a seguirem os seus passos e se matricularem na única instituição teológica em regime de internato das Assembleias de Deus.
O corpo estará sendo velado neste sábado a partir das 9:00hs, na capela do IBAD. O culto de gratidão a Deus pela vida do missionário será celebrado às 14:00hs e o sepultamento está previsto para 16:00hs, no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.
O corpo estará sendo velado neste sábado a partir das 9:00hs, na capela do IBAD. O culto de gratidão a Deus pela vida do missionário será celebrado às 14:00hs e o sepultamento está previsto para 16:00hs, no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.
Os nossos sentimentos aos filhos, genros e nora: Mark, Rebekah, Rachel, Helba, Samuel Câmara e Cláudio Rogério, bem como aos netos e bisnetos.
Espero revê-lo brevemente no céu.
7 comentários:
Perdemos, todos perdemos um grande homem, servo humilde e grande visionário. De uma forma direta ou indireta todos fomos seus alunos, pois seus frutos estão aí, seu legado foi deixado como seus filhos, pastor Mark lemos e os outros, o IBAD e tantos e tantos outros frutos que nos influenciam há anos.
Uma pena...
Ainda ontem participei do sepultamento da mãe da Presidente da ONG onde trabalho, dia triste, muita comoção; hoje, assim como muitos também perdem familiares, perdemos o pastor João Kolenda Lemos. Deus o recolheu, apenas isso...
Nosso conforto começa a parir da fé de que os céus ganharam não apenas um ministro do Evangelho, mas um servo que foi fiel no muito e no pouco!
Deus conforte à toda família, meus sentimentos à todos!
Att,
Matias Borba!
O Conheci agora e, pela sua descrição, me pareceu grande homem de Deus, Pastor Geremias.
Apenas acho lamentável é que o legado desses homens ( poderia citar Ezequiel, Antonio Gilberto, até o Esdras) não se alastram mais. Antes, temos homens que se lançam às custas do nome da AD para autopromoção, personalismos e até doutrinas anátemas.
Foi só um desabafo, risos.
Deus o abençoe
Muito devem as Assembleias de Deus àquele incansável trabalhador, Pr. João Kolenda Lemos. Se não tive a oportunidade honrosa de estudar interno no abençoado IBAD, sinto-me honrado pelo inestimável apoio teológico obtido no curso EAD, feito em 24 meses, sob o carinho e cuidado daquele Instituto. Mesmo tendo feito o bacharelado em Teologia em outra entidade, o IBAD me foi de inestimável valia. Tudo devido ao trabalho bem feito do querido irmão João Kolenda Lemos. Meu abraço afetuoso e cristão à família Kolenda.
Um grande pioneiro, o qual juntamente com sua esposa, trabalhou grandemente em prol do ensino teológico. Deixaram um grande legado. Sou grato à Deus pela vida desse casal e pelas milhares de vidas que alcançaram.
“Preciosa é, aos olhos do Senhor, a morte dos seus santos”. Salmo 116:15
Amado Pr. Geremias, a Paz do Senhor.
Grande privilégio teve o amado companheiro de conviver de perto com o Pr. Kolenda desde a sua juventude. Eu o conhecia apenas de escolas bíblicas e convenções, mas isso foi o suficiente para comprovar o que o amado escreveu em sua postagem, e o que outros também falam da figura do pr. Kolenda.
Deixo os votos de consolações e esperança para toda família.
Um forte abraço
pastor Edinaldo Domingos
Com tristeza que recebemos essa notícia, porém com a Graça de Deus sabemos que nosso Pastor e exemplo de fé adentrou à majestade de Jesus, e desfruta de sua Glória.
Pr.Charles Maciel Vieira
Quando um santo se vai, todos ficamos mais pobres. O senhor foi privilegiado de conviver com este "do qual o mundo não era digno".
Postar um comentário