sexta-feira, 19 de junho de 2009

José Satírio: a saga de um apóstolo

Alguns se fazem apóstolos. Outros são feitos por Deus. José Satírio dos Santos se inclui nesta última categoria.

Há 35 anos deixou o Brasil, sem qualquer promessa de apoio financeiro, viajou por 42 dias com toda a família desde São Paulo até o norte, onde desbravou as selvas amazônicas até chegar ao país para o qual fora claramente chamado por Deus: Colômbia. Uma história que tinha tudo para dar errado, se o pastor José Satírio estivesse movido pela vontade humana.

Instalou-se então em Cúcuta, como Deus lhe mostrara, e pôs mãos à obra. Alugou a casa, construiu os bancos e começou os cultos. Nada que pudesse vislumbrar um futuro promissor. Mas a igreja que naquela época foi plantada hoje fala por si. São aproximadamente 50 mil membros espalhados entre a sede, congregações e igrejas filiadas, escolas de Primeiro e Segundo Graus, trabalho social intenso, emissoras de rádio e uma atuação fecunda do pastor José Satirio, como conferencista, que, hoje, se irradia por toda a América Latina.

Outras cidades da Colômbia foram também alcançadas, como é o caso de Monteria, onde se encontra atualmente o missionário Oséias Pereira. Ministrei ali 15 dias atrás, por uma semana, no Quinto Congresso de Missões para uma igreja com cerca de oito mil membros.

Esse é o verdadeiro apostolado.

Veja abaixo em fotos um pouco da obra em Cúcuta, enquanto se deleita com a própria voz inspirada e ungida do missionário Satírio, que canta um clássico conhecido em todo o Brasil desde a minha adolescência.

Você poder ler um pouco mais sobre a sua obra no livro: Missão em Cúcuta, lançado pela CPAD.

17 comentários:

Ponto de Equilíbrio disse...

Apóstolos ganham almas, não fama.
Apóstolos feundam igrejas, não imperios.
Apóstolos conquistam homens para o céu, jamais vendem o céu para os homens!

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Senhor Jesus, livra-nos do apostolicismo.

Dá-nos apóstolos de verdade, com as qualidades observadas na vida e ministério do pastor José Satírio.

Dá-nos apóstolos que não enxergam apenas as principais avenidas dos grandes centros urbanos, as altas ofertas e salários.

Livra-nos do apostolicismo.

Dá-nos apóstolos que queiram pregar no sertão, no interior, nos povoados pobres, onde nenhuma perspectiva de vida luxuosa é vislumbrada.

Livra-nos do apostolicismo.

Dá-nos apóstolos que não se gloriam nos grandes templos erguidos para a sua própria glória e louvor.

Livra-nos do apostolicismo.

Dá-nos apóstolos de verdade!

Que o Senhor Jesus continue
honrando e a abençoando os verdadeiros apóstolos.

Um abraço nobre amigo Geremias do Couto.

Valdeci do Carmo disse...

Realmente a ostentação de títulos está uma febre no meio evangélico. Mas ser possuidor das características que os títulos requerem é que são elas. Muitos missionários hoje fazem é turismo transcultural e não missões. Chegam nos países onde são enviados e lá não se importam em pegar para os cidadãos de que lá moram. abrem uma igreja e arregimentam os brasileiros que lá estão trabalhando. fazem uma igreja brasileira dentro de uma outra cultura. O pr Satírio foi realmente chamado por Deus e lá está trabalhando entre os povos de cultura totalmente diferente....Isso sim é fzer missões ransculturai.

Valdeci

Matias Borba disse...

Um apóstolo que jamais esqueceremos por todo trabalho feito é o Pr. Isaac Martins Rodrigues que já dorme no Senhor.

O trabalho que este grande homem fez em Pernambuco atravéz da convenção estadual em Abreu e Lima-PE é algo que fica marcado na história do nosso País.

São exemplos de homens assim que precisamos nos espelhar, são exemplos de homens que deram suas vidas em favor da obra sem querer nada em troca, a não ser vidas transformadas por Deus.

Parabéns pela postagem e Um abraço!

Sammis Reachers disse...

É maravilhoso ver a ação de Deus, e ainda mais uma tão maravilhosa ação. Conhecer maravilha assim é para mim sempre como voltar ao primeiro amor...

Inversamente, como é terrível e deprimente, literalmente deprimente ver a ação da carne humana, dizendo-se a serviço de Deus!

Unknown disse...

Pastor Geremias do Couto, a paz!

Graças a Deus pela vida de homens compromissados com a verdadeira proclamação do Evangelho: sem personalismo, sem vaidade, sem ufanismos, sem denominacionalismo doentio, etc. Somente com as Escrituras que levam ao verdadeiro avivamento.

Abraços!

antonio saraiva paratibe 2 disse...

shalon.pr.geremias por tras de um grande homen existe uma grande mulher e filhos. [ me lembrei do meu pai abraõ tremendo missionario]

Anônimo disse...

Pr. Altair,

A gente fica até sem jeito de chamar homens como esse de apóstolo. Pois hoje arvoram-se de apóstolos qualquer um que quer sobrassair-se sobre os outros.

Por outro lado, assim como profetadas não anulam profecias genuínas, "apóstolos" com aspas não obscurecem Apóstolos com maiúsculas.

Que Deus ainda levante homens assim.

Em Cristo,

Clóvis

Paulo disse...

Caro pastor Geremias do Couto, a Paz do Senhor.

Excelente e oportuna sua postagem. Nestes 98 anos de Assembléia de Deus precisamos de relatos de bons exemplos de lideranças com obediência missionária.
Faz-se necessário neste momento tão crítico da AD no Brasil, que os formadores de opinião, TAMBÉM divulguem, proclamem e deixem registrado o lado vivo, dinâmico e cheiroso da nossa querida AD. Esta denominação que tem em sua origem a vocação e a obediência missionária. Os blogueiros, comentaristas e outros usuários da mídia em geral poderiam seguir este exemplo e TAMBÉM espalharem relatos do bom perfume de Cristo que ainda existe em muitos ministérios da AD. No Blog Point Rhema,na postagem sobre os 98 anos da AD, já deixei o meu comentário como testemunho de salvação em Cristo, assim como, evidenciei o trabalho do pioneiro missionário e saudoso, Orlando S. Boyer,que em seu tempo, fez evangelização na minha cidade de Ipu, no Ceará, no sertão nordestino. Bons exemplos do passado e do presente precisam ser evidenciados. Isto inspira e fortalece todo aquele que ainda acredita que "Jesus é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." Hb 13.8
Um abraço.
PAULO MORORÓ

André Quirino disse...

Estimado pastor Geremias do Couto, a paz do Senhor!

Realmente, esse homem de Deus tem uma grande história. Um exemplo de Deus para nós, o Pr. José Satírio dos Santos deixou-se guiar pelo Senhor, e não por seus próprios e ambiciosos anseios, naturais do pecaminoso ser humano. Não se preocupou com luxo; antes, propagou o Evangelho de Cristo onde podia. Não se deixou levar pelas limitações humanas ou pelo cansaço físico, mas entregou-se por completo à obra do Senhor, assim como Paulo, que disse: "Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas" (2 Co 12.15a).

Hoje, vemos os frutos desse trabalho, e podemos concluir: ainda há homem fiéis a Deus. Glória a Jesus!

Um abraço!

Marcelo Oliveira disse...

Graça e paz nobre pr. Geremias do Couto!

Relatos assim de irmãos que trabalham longe dos holofotes é que fazem o verdadeiro evangelho ser proclamado!

Abraço!
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Pastor José Satíria, sem dúvida, seria e deve ser incluído na galeria dos heróis da fé.
Há todos indícios em seu ministério que estamos diante de um apóstolo do gentios, à semelhança daqueles que se seguiram aos do Cordeiro.

Que Deus continue abençoando o ministério do Pr. Satírio

Janela para cristo disse...

A Paz irmão!
Gostei muito do conteudo do seu blog vou estar visitando sempre que puder, se puder da uma passadinha no meu?
http://janelaparacristo.blogspot.com

Pastor Geremias Couto disse...

Caros:

Todos compreenderam a motivação da postagem do vídeo. Ao mesmo tempo em que o divulguei como reconhecimento ao abnegado trabalho do pastor José Satirio, quis também mostrar o significado do verdadeiro apostolado.

Vejo que, pela graça de Deus, alcancei o objetivo.

Abraços a todos!

Anônimo disse...

ealmente muito diferente desse apostolo aqui!

http://exejegues.blogspot.com/2009/06/quem-e-ele.html

Renan Augusto Veiga disse...

A paz do Senhor Pr. Geremias do Couto!
Meu nome é Renan Veiga e estou enviando ao senhor uma entrevista que o Pr. José Satírio dos Santos concedeu a nossa igreja esse final de semana sobre as Eleiçoes desde ano de 2010, falando também sobre as Eleiçoes da Colômbia.
Envio para sua análise:
http://www.vimeo.com/14965931

Deus o abençoe o senhor e muito obrigado!

Anônimo disse...

Gostaria muito de entrar em contato com o missionário J.satírio.

Preciso de e-mail e/ou telefone do mesmo. Vocês podeme me ajudar?

Em tempo: O blog está uma bênçao.

Calebe.p@ig.com.br www.missoescalebe.blogspot.com