domingo, 10 de março de 2013

Liminar obriga CGADB a abrir conciliação bancária


Como este blog previu, a confusão das listas de inscritos para a AGO da CGADB em Brasília, DF, se tornou o imbróglio mais complicado, pelo menos até agora, antes da realização do evento em abril. Uma liminar deferida pela juiza Elena Farag, da 9ª Vara Cível de Belém, PA, em ação impetrada pela CIMADB - Convenção da Igreja Mãe das Assembleias de Deus em Belém, presidida pelo pastor Nelson Cardoso, sob o número 0012411-30.2013.814.0301, garante ao impetrante, em concessão de tutela antecipada, o acesso a todas as informações sobre os procedimentos adotados pela CGADB para a inscrição dos pastores associados.

O despacho da juíza determina que a CGADB "
exiba a cópia de toda a lista de inscritos pelo sistema da Tesouraria e Secretaria da CGADB até a data de 28.12.2012; o Livro de Caixa da Tesouraria, informando o fluxo de caixa no período de 01.01.2012 até 10.01.2013 referente a arrecadação de anuidades permitindo saber se existe algum inadimplente figura na listagem de associado apto a participar da 41ª AGO; retorno do Banco (conciliação bancária) fornecida à CGADB pelo Banco Itaú, agência 0782, conta corrente 76189-4, na forma física como de forma digital, mencionando a quantidade boletos efetivamente pagos com seus respectivos valores, bem como sua liquidação, no período de 01.11.2012 à 05.01.2013; as 3(três) ultimas listas publicadas até a presente data pela Comissão e, ainda, a CITAÇÃO, por Via Precatória, da parte ré para, querendo, contestar o pedido, nos termos do art. 802 e 803 do CPC".

Segundo fontes bem informadas, a CGADB já teria sido citada na tarde desta sexta-feira, com o prazo de 48 horas para manifestar-se a respeito, sob pena de incorrer em pagamento de multa diária "no valor de R$ 5.000,00 (Cincos Mil Reais) até o limite de R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais)" pelo descumprimento da decisão. A juíza afirma que a concessão dos efeitos da tutela decorre, entre outras razões, do pedido da parte legitimada, a CIMADB, da prova inequívoca dos fatos e do receio de dano irreparável ou de difícil reparação ou abuso no direito de defesa ou manifesto propósito protelatório, os quais, segundo ela, são "elementos de prova trazidos aos autos, que demonstram satisfatoriamente a existência dos requisitos autorizadores".

A meu ver não se precisava chegar a esse ponto. Sobre isso darei a minha opinião noutra postagem. Mas a publicação de diferentes listas, todas com números diferentes uma da outra, e a insistência dos responsáveis pela condução do processo eleitoral em não abrir a conciliação bancária à chapa concorrente, para, de forma isonômica, chegar-se aos números definitivos, só podia ensejar na intervenção da justiça para que em Brasília essas questões não prejudiquem a lisura da eleição. Tenho conhecimento que diversos pastores, mesmo após o período para o julgamento dos recursos impetrados e da publicação do que deveria ser a lista definitiva, continuariam com os seus nomes excluídos, embora tenham feito todos os pagamentos devidos.

Parece que o jabuti começou a sair da árvore.

19 comentários:

MARCOS MARTINS disse...

Meu caríssimo Irmão e amigo Pr.Geremias,

Se o Jabuti esta saindo da arvore eu não sei,mas que esta desesperado em saber em qual arvore elevai subir agora isso tá. conforme seu comentário e certamente o pensamento de muitos inclusive o meu " NÃO PRECISAVA DE NADA DISSO".Uma Reunião Associativa religiosa, com essa dimensão (CGADB, cristã evangélica é tudo que os meios de comunicações querem. Já extrapolou o limite interno, agora....

Marcos Rodrigues,Pr.

Anônimo disse...

Pr. Geremias, A Paz!
Já pensou se tivéssmos que pagar para elegermos Vereadores, Deputados, Senadores e Presidentes? Esse negócio de pagar para elegermos o Presidente da CGADB não existe! Isso tem que acabar, é exploração. Que horror!
Alguém leva vantagem nisso.
É uma vergonha isso na Ass. de Deus!
Deus continue lhe abençoando.



Anônimo disse...

Pois é Pr. Geremias... Tudo isso poderia ser evitado. Entendo que o Pr. José W. tem o direito de falar que tem uma outra visão para a AD no Brasil, mas isso não lhe dá o direito de querer se manter na presidência a qualquer custo... Se ele entende que o pr. Samuel não seria um bom nome para lhe suceder, já deveria ter indicado outro. o poder exercido por um só e por muito tempo corrompe (isso é comprovado). Para o bem da sua biografia, tudo isso deveria ter sido evitado. Um homem com a história dele deveria saber cuidar melhor de sua históra (assim como seus acessores deveriam saber orientá-lo), e não adianta colocar a culpa em Deus.

Unknown disse...

E agora ? o que os blogueiros defensores do continuismo vão dizer disso?
Vão culpar de novo o pr. Samuel?

Daladier Lima disse...

Prezado Pr. Geremias, agora é que o jabuti subiu num galho mais alto... Espere só a Cimab por a mão nos dados...

Pastor Geremias Couto disse...

Meu caro Daladier:

Se a liminar for acatada pela CGADB, não acredito que seja simplesmente para pôr os dados nas mãos da chapa concorrente, de modo que eles possam fazer o que bem entender.
Creio que o procedimento, para cumprir a tutela antecipada, seria a Comissão Eleitoral, de posse desses dados, chamar os representantes dos candidatos e fazer toda a checagem na presença deles, inscrito por inscrito, na forma em que foi concedida.
Se já tivessem feito isso antes, o imbróglio já teria sido resolvido.

Abraços!

Anônimo disse...

OTIMISMO.

Sou bastante otimista, e creio que Deus pode fazer uma reviravolta na próxima reunião dos nossos nobres e queridos pastores das Assembléia de Deus no Brasil em Brasília.
Quebrantamento, arrependimento, humildade, porque não?
Há muitos irmãos em Cristo orando em favor da mesma, muitos servos de Deus, muitos anciões, as irmãs do circulo de oração, muitas igrejas.
Isso, entre outras coisas, é o esfriamento de amor que tem se instalado em nosso meio (me incluo também).
Se em meus poucos comentários neste blog, tenho ultrapassado os limites (e é possível que sim), deixo aqui registrado o meu pedido de desculpas, perdão e retratação a todos.
Gideão

almir disse...

Eu acho que o presdente da cgadb está indo longe de mais em troca de poder, temos politicos mais serios no meio secular, misericordia.

Rebeca D'isaque disse...

Oi,Pastor!Bom dia!
Graça e paz da parte de DEUS nosso Pai e do SENHOR JESUS CRISTO.
Eu sei que vc não precisa pq seu blog já é muito conhecido e vc tbm já tem muitos seguidores que amam seu blog e conhecem seu trabalho,mas o meu nasceu a pouco dias e eu preciso que em ajudem a divulgá-lo.
Por favor,ajude!!!

DEUS te abençoe infinitamente!!!

Anônimo disse...

Caro Pr. Geremias, a Paz do Senhor Jesus. Em 1 Cor 3, 1 – 4, Paulo coloca em xeque a condição dos coríntios de pessoas “espirituais” e anuncia que eles são meras crianças na fé, por causa da inveja e disputas entre os membros da igreja. O apóstolo censura a comunidade por admitir entre eles um mau hábito perante o qual até os incrédulos ficariam revoltados. Já em 1 Cor 6, 1 – 7, ele os afronta, por acusarem-se mutuamente nos tribunais, deixando que os incrédulos fossem juízes em suas rixas, ele ainda afirma que o fato de existir essas demandas já era um sinal de vergonha e grande perda para todos. Será que existe alguma semelhança com a igreja de Corinto e o que vem acontecendo na CGADB? Que vergonha!

Pr. Nelson Silva disse...

Pr. Nelson Silva

Prezado Pr. Geremias, obrigado por nos manter informado é lamentavel que alguns blogeiros são tendenciosos e publicam somente aquilo que lhes interessa.

Abraço

Pr. Vicente Farias disse...

Pr.Geremias estou muito agradecido pela sua visita ao meu blog, seu comentário é muita importância para mim. Quanto a essa postagem, a macabra politicagem que tem ocorrido nos últimos anos em torno dessa disputa pela "CPAD", desculpe pela "GCADB" parece estar seguindo o mesmo script. Infelizmente o que parece é que "quanto mais agente ora, mais aparece assombração". O que essas pessoas fazem na calada da noite e também na luz dia, é de deixar a cabeleira de qualquer cristão de pé. Que Deus seja misericordioso conosco, se não fosse isso a terra ia se abrir e engolir centenas e milhares de uma única vez, como acontecia nos tempos do A.T.

Pastor Edinaldo Domingos disse...

Amado Pr. Geremias, a Paz do Senhor.

A noticia que o "jabuti" começou a sair da arvore, muto me animou....

Se a coisa tiver certinha, creio que realmente o jabuti sairá da arvore, mas se não tiver a coisa pega.... e como disse o amado pastor Daladier "o jabuti sobe em um galho mais alto"

Um forte abraço

Anônimo disse...

Amados
Estamos sendo sacudidos por uma avalanche de noticias que afirmam que uma parte do "cristianismo" precisa de se repensar, se reconstruir e neste turbilhão convergiu para abalar o conceito da infalibilidade. Este evento que tem característica que mostram que nem sempre as coisas são conduzidas de forma harmoniosa. E serve para que nós, que também, nos proclamamos herdeiros e participantes do evangelho de Cristo fazermos uma reflexão sobre o rumo que esta entidade deve tomar, que tal ser mais transparente, que nossos líderes possam realmente ser usados por Deus para dirigir a instituição IGREJA como o organismo IGREJA, longe das mazelas políticos eleitorais, onde o prêmio não é combater o bom combate e guarda a fé, antes é ter destaque para manter relações com outras instituições e quem sabe tirar algum proveito para si ou para os seus.

Anônimo disse...

Eu acho que este jabuti se movimentou nesta árvore, mas para um galho mais alto, muito mais alto do que todos nós imaginamos.Concordo com o Pr. Daladier.

Abraço

Ezequiel

Unknown disse...

Se o jabuti nao descer civilisadamente continuando petulante
a queda sera feia e desastrosa, misericordia nas consequencias.

Pr Almir Teresina Pi.

Antonio Manoel Gomes dos Santos disse...

Pastor Antonio M.G.dos Santos
Pastor Geremias

Estive lendo algumas manifestações de apoio à candidatura do Pastor J.W., certamente oriundas da elite denominada como "amigos do presidente". Todos falam de oração pelo conclave e repudiam as batalhas judiciais em andamento. SMJ, por tudo que tenho lido em seu Blog, existe fortes indícios de irregularidades no procedimento das inscrições para a 41 AGO. Quero registrar aqui a minha indignação com a falsa espiritualidade expressa acima pelos amigos, pois é impossível que eles não sejam conhecedores de tamanha confusão. Senão, que venham a público e falem alguma coisa em defesa do candidato.

Gilberto Ramos disse...

Paz do Senhor.

Amados, acredito que se todos estiverem agindo corretamente não teremos problema algum. Não o que temer em mostrar estes ou qualquer relatórios solicitados, acreditamos que existem homens de Deus a frente da nossa amada convenção, e que a Assembleia de Deus precisa ser honrada pela sua historia e testemunho que tem a zelar. Ora a Deus, para que ele coloque no dia da votação homens que dirijam bem a nossa convenção, que sejam homens irrepreensíveis diante de Deus e dos homens. Sinto saudades em que nada disso precisava, e que a oração era o dialogo mais comum entre os lideres e Deus para que fosse o presidente ou o Pr. Bom Deus bendiga as vossas vidas

Miss. Gilberto Ramos

JOSÉ XAVIER DOS SANTOS disse...

amados sou o Pr. Jose Xavier dos
Santos, lotado na COMADEBG, neste
momento tão difícil pra todos nós
só nos resta orar pedindo a Deus sua
intervenção, porque temos muitas
coisas para resolver inclusive ajudar
o Pr.Marcos Feliciano nesta hora
em que ele precisa tanto da nossa
ajuda que além cristãos somos também
BRASILEIROS.