sábado, 9 de fevereiro de 2013

Justiça indefere agravo impetrado pela CGADB


Com a finalidade de suspender a liminar que derrubou a reunião da Mesa Diretora da CGADB, em que seria julgado o parecer do Conselho de Ética e Disciplina, nos processos contra os pastores Samuel Câmara, Jonatas Câmara, Sóstenes Apolos da Silva e Ivan Pereira Bastos, por suposta desordem na AGE de Maceió, AL, o presidente da Convenção Geral, pastor José Wellington Bezerra da Costa, e o presidente do respectivo Conselho, Evandro de Souza Lopes, deram entrada num agravo de instrumento, em grau de segunda instância, na cidade de Manaus, AM, que foi sumariamente indeferido pela Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, no último dia cinco de fevereiro.

Em sua decisão, a Desembargadora não reconheceu as preliminares alegadas no agravo sobre a incompetência do juízo para deferir a liminar, bem como a ilegitimidade passiva e a ausência do interesse de agir, lavrando a seguinte sentença:

"Para a atribuição do efeito suspensivo é imprescindível a demonstração, pelo agravante, de que a decisão guerreada trará para si danos graves e de difícil reparação, bem como a relevância do recurso manejado.

"No caso dos autos, verico que a medida atacada é incapaz de trazer danos graves e de difícil reparação aos agravantes, uma vez que o Conselho de Ética e Disciplina poderá concluir o procedimento disciplinar após a Convenção Geral  designada para os dias 8 a 12 de abril de 2013, com a respectiva leitura do parecer e processamento dos demais atos.

"Frise que a decisão de piso não declarou a nulidade de qualquer ato praticado no procedimento disciplinar, apenas, diante dos argumentos e documentos apresentados pelos autores, ora agravados, reconheceu a desnecessidade de leitura do parecer em 04.01.2013 e determinou a suspensão do andamento do Processo n. 036/2012, presentes a fumaça do bom direito e o perigo da demora, suficientes a deferir a liminar.

"Ademais, diante do quadero fático e documental posto no juízo de primeiro grau, este, acertadamente, assegurou a igualdade de condições dos candidatos no pleito vindouro para a escolha da nova mesa diretora da CGADB, ao postergar a leitura do parecer, a qual, se realizada na data designada inicialmente, certamente acarretaria prejuízos de ordem econômica aos agravados e, notadamente, de ordem moral [...]"

Com o indeferimento, a reunião da Mesa Diretora da CGADB permanece suspensa, nos termos da liminar impetrada pelos pastores Samuel Câmara, Jonatas Câmara, Sóstenes Apolos da Silva e Ivan Pereira Bastos, que foram intimados a "apresentar contraminuta ao recurso, facultada a juntada da documentação que julgar oportuna", além de a Desembargadora requisitar informações ao magistrado a quo.

Isto significa que o processo permanece na segunda instância, em Manaus, AM, até que os ritos sejam cumpridos para só então, mediante recurso extraordinário, subir à terceira instância, em Brasília, DF.

PS. Já se passaram seis dias úteis desde o dia 31 de janeiro, prazo para o julgamento de todos os recursos interpostos, e a Comissão Eleitoral continua a protelar a publicação da listagem definitiva dos inscritos para a AGO no Distrito Federal. Segundo consta, também não teve ainda acesso ao extrato bancário para a devida análise da conciliação dos boletos pagos e o número de inscritos. Reitero: "O jabuti continua na árvore. Só não se sabe quem o colocou lá".

11 comentários:

Samuel Ambrosio disse...

Caríssimo, não quero ser um agente de estorvo, mas estou acostumado às políticas e arranjos desta, já que sou membro de um órgão colegiado da UFAM. O que estou pensando é o seguinte: provavelmente a lista está demorando porque querem o pastor Samuel Câmara seja expulso da CGADB e haja apenas um candidato. Ademais, como não sou cristão, posso dizer que o presidente da Comissão Eleitoral está agindo de má fé ( e estão todos com "rasgação de seda" com ele). Aí soma-se que os dados estão sendo manipulados para que o atual candidato fica na presidência, visto que o perigo de perder ficou ainda maior. Já vi quadros políticos assim e faço PARTE destes tipos de arranjos. Portanto, sou macaco velho (que o diga o inimigo histórico UJS/PC do B). Quanto a desembargadora, ela é amiga de um pai de uma amiga minha. A Graça Figueiredo é uma pessoa odiada por todos no TJ-AM e por políticos de peso (vide Eduardo Braga). Se alguém acusa-la de está a favor de alguém, engana-se. Ela é uma fera. Se ela fez isso, fez com razão.

Acho que é o fim desta entidade maior do pentecostalismo brasileiro. Posso estar sendo negativista, mas eu quero ver este quadro. Vai repercutir por anos e quero ver este momento. Que a Força esteja com vocês.

P.S: Descobri que os nordestinos deram um golpe nos missionários suecos. Deveriam reescrever sua história. Uma história que esconde os males e apenas louva o feitos não é digna de verdade.

Roberto Alves disse...

onde está a competencia do advogado/pastor Abiezer que é indicado pelo Pr. Joab à futuro sucessor de AD em Alagoas.
Não consegue derrubar uma simples liminar?
Essa ja é a 8 liminar que ele nao faz nada. Muito Estranho. Dizem que ele complica as coisas para vender a solução.Isso ja aconteceu na AD em Salvador. Pastores de Alagoas fiquem de olhos bem abertos.

Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pr. Geremias do Couto,

A paz amado!

Eita, Jabutizinho sem vergonha! Ele quer descer.

O problema deve ser o medo do tamanho da árvore. Ela cresceu!

O Senhor seja contigo,

O menor. Com medo de alturas.

MARCOS MARTINS disse...

Caro Pastor e amigo Geremias,
Ainda não subi a serra,porém, fico aguardando seus comentários e notícias.Com essa última fica realmente claro que o propósito "dessa turma" está claro:Não importa o método,desde que vença a eleição.Continuamos firmes pois, os dias são contados para "eles".
Graça e Paz do Nosso Senhor.

Vou para Bonsucesso.

Anônimo disse...

pastor Jeremias,

O Samuel (apropriado o nome), se não for um fantoche do seu chará é o mais crente dos comentaristas. Só não sei se o chará dele ganha ele para Jesus.

Waldemar Estepinoste

Roberto Alves disse...

O pr. Presidente da Comissão eleitoral deveria prezar pela clareza. O nome dele está em jogo e pelo que vejo O Pr. Lorenzetti está agindo de maneiras excusas. Isso nao esta cheirando nada bem. Vamos ver se o resto da comissão assina em baixo ou vai contra estes metodos do presidente da comissao eleitoral. Se São homens de clareza..devem fazer o que for necessário para checar quem se escreveu dentro do prazo.

Samuel Ambrosio disse...

Boa noite!

Bem, sou historiador, eng. químico e nas horas vagas, cervejeiro.

As Assembléias de Deus têm um enfoque para os estudos acadêmicos não por suas fontes documentais. É sabido que os pentecostais são terríveis na guarda de documentos e geralmente seguem a história oficial, ou seja, aquela viciosa. O meu interesse, além de escolha pessoal, é devido ao fenômeno do crescimento desta.

Agora quanto a ser "xará"... não sei. Não tenho que dar explicações a uma pessoal que não deverá ter um perfil verdadeiro. Se acessar o meu, verá que tenho um blog, conta em redes sociais, curriculum Lattes e ainda considero o Waldemar Espinosa (Espinosa deve estar se revirando no túmulo, se é que este Waldermar enteden) membro de uma seita que tentou apagar e ainda tenta tomar a memória da Torá. Entenderam o porque de eu não ser seguidor de JC?

Continuo a observar e acho que em breve teremos outro momento histórico para escrever.

Pr. Sóstenes Cavalcante disse...

Será que o atual presidente da CGADB não vai aprender nenhuma lição com o Papa bento XVI?
Mesmo após afirmar que só queria presidir a instituição até o Centenário, agora ele que virar presidente vitalício?
Fazer TUDO para se perpetuar no poder é um acinte!
O pior é que até agora não aponta um possível sucessor, será que ele se considera maior do que a própria Assembléia de Deus?
Estou convicto que o Papa do Vaticano dá um brilhante exemplo de liderança do Papa da CGADB!

Francisco Sulo disse...

A paz do Senhor!

Litigantes cristãos desatentos à observância bíblica de 1 Co 6.

A Assembleia de Deus realmente tá passando por momentos difíceis.

Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pr. Geremias do Couto,

A paz amado!

Tenho respirado nos motivos desta próxima eleição que termina há anos, como uma simples reeleição e seus gastos apavorantes para cada votante, a necessidade de total reavaliação dos "interessados" que na "MAIOR INOCÊNCIA", desejam se perpeturar no poder.

É pura "FALTA DE TEMPO" dos demais, ou pura falta de senso de todos os que apoiam esta situação vexamatória, que parece mais um "Bullying" espiritual que acovarda a todos os demais líderes.

Líderes que se conformam a uma situação inegável de "TOMA DE PODER" sem os alicerces de uma pequena e REAL constituição que defina o tempo correto de cada presidente, ou seja, de até quatro anos como presidente, para que os demais capacitados "ENTENDAM" suas possibilidades de concorrem a um cargo, que não passa de uma preposição humana diante da igreja, e que deve ser respeitada, apenas como algo secular e não definido como regulamentador de igrejas. Esta é uma instituição secular!

Pois esta não é a igreja do Senhor, e sim, um clube com associados em dirigir ou atentar para benefícios inteligentes para a igreja.

A igreja está totalmente à parte deste conluio que insiste em se fazer passar por igreja.

Esta é apenas uma associação de homens que deveriam ser responsáveis como seres humanos, na nobre representação de prover ideias e melhores soluções, para os seus líderes que desejam o melhor caminhar das instituições sobre suas responsabilidades.

Mas... o telhado tornou-se de vidro para uma grande maioria que prefere o silêncio dos inocentes.

Sem ser pessimista, ou otimista, pois quando se fala ou escreve sobre a CGADB, não nos dirigimos, de fato, à igreja, e sim a uma associação, que nunca poderá dirigir os desígnios da igreja e sim, permear situações para melhorar o caráter de homens que assumiram a liderança de diversas igrejas, e não as conduzem com a ética da palavra de Deus, permitindo toda e qualquer sorte de heresias como as visíveis e risíveis no YOUTUBE.COM

Tenho vergonha do que passa a olhos nús. Triste que muitos estão com os olhos vendados ou cegos para sempre!

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor. Com tremor e temor.

CATEDRAL DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO VALE DO PARAIBA SP disse...

A PAZ! PR. GEREMIAS. O JW QUER SERMAIS UMA VEZ PRES. DA CGADB, POR QUE 2016 TERA AQUI NO BRASIL O COMITE MUNDIAL; ELE SERA O PROTAGONISTA DA HISTÓRIA DA AD. MEU VOTO É CAMARA.VANAILDO ANTONIO CONFRATERES SJC SP. vanaildocatedral@hotmail.com