quarta-feira, 9 de março de 2011

Eugene H. Peterson em Espiritualidade Subversiva

Eugene H. Peterson
Como tenho aprendido com Eugene H. Peterson! Todas as suas obras são relevantes, mas "Espiritualidade Subversiva", da Editora Mundo Cristão, é uma das melhores ferramentas para  compreender o verdadeiro significado da espiritualidade. Para lhe aguçar o paladar, eis algumas pérolas:

"O elemento característico da estaca zero é este: disse Deus. Há, naturalmente, muito mais também. Quando pisamos pela primeira vez na estaca zero, toda uma amplidão do céu e da terra se abre diante de nós. Nem damos conta de lidar com tudo de uma só vez. O melhor é receber tudo aos poucos, por partes".

"O mundo não necessita ter mais de você; ele necessita ter mais de Deus. Seus amigos não necessitam ter mais de você; necessitam ter mais de Deus. E você não necessita ter mais de você; necessita ter mais de Deus".

"A vida cristã consiste naquilo que Deus faz por nós, não no que fazemos por Deus; a vida cristã consiste naquilo que Deus diz a nós, não no que dizemos sobre Deus. Naturalmente, também fazemos coisas e dizemos coisas; mas, se não retornarmos à estaca zero cada vez que agirmos, cada vez que falarmos, começando por Deus e pela Palavra de Deus, logo nos veremos praticando uma espiritualidade com pouca ou nenhuma relação com Deus".

"Tenho a impressão de que a espiritualidade desperta maior interesse entre os leigos de nossos dias, os homens e as mulheres que estão operando no comércio, criando filhos, dirigindo caminhões, preparando refeições, vendendo carros, crendo em Deus enquanto trocam um pneu furado em plena chuva e orando a favor de um inimigo enquanto estudam para um exame. Os profissionais religiosos, de modo geral, estão operando a partir de outras prioriades".

"E dada a nossa antiga predisposição por reduzir cada fragmento de revelação divina com que deparamos a uma peça de tecnologia moral/espiritual que possamos usar para ter sucesso no mundo, e no final para nos darmos bem sem Deus, requer-se um retorno diário a uma condição de nenhum conhecimento e nenhuma realização".

Repetindo o que escreveu Peterson, um retorno à estaca zero: Deus.

Bem, se você quiser aproveitar mais, sugiro que adquira a obra. Vale a pena.


PS. Agenda de março e abril disponibilizada. Para ver, clique aqui.

15 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo e pastor
Geremias Couto,

A Paz do Senhor!

Grato pela importantíssima dica! Mestre é assim: absorve e passa para os discípulos.

Que o Eterno nos ajude a freqüentarmos mais a estaca zero!

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Isaque L.F. disse...

Pr. Geremias do Couto,

Nos últimos meses venho acompanhando seu blog e tenho aprendendido muito sobre a vida cristã. Tenho lido também os textos de Calvino, Jonathan Edwards e Charles H. Spurgeon. Já li este livro de Eugene Peterson e realmente foi muito importante para meu aprendizado.

Deus continue te abençoando...

Isaque L.F.

o menor de todos os menores. disse...

Prezamigo pr. Geremias do Couto,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Como vale a experiência plantada em livros, e regada pelo Espírito Santo, nos corações dos sedentos e famintos de uma maior experiência com Deus.

O Senhor seja contigo, nobre pastor!

O menor de todos os menores.

Robson Aguiar disse...

Pr. Geremias,

Agradeço a indicação. Parece realmente ser um bom livro. Estou tentando remir o tempo para me dedicar mais a leitura de bons livros. Confesso que estou lendo pouco nos últimos dias.

gilmar nery disse...

Querido Pr. Geremias,a sua página tem se constituido numa fonte de dificação para minha vida. Não conhecia ainda o escritor Eugene Peterson, mas estarei procurando,obrigado pela sugestão.

Pr. Gilmar Nery

Rô Moreira disse...

Isso que eu chamo de boa dica. Muito bom. Paz!

Edinei Siqueira disse...

Nobre Pr. Geremias,

Parabéns pela postagem e obrigado pela indicação, pois ler Eugene H. Peteron é sempre bom. Tenho uma obra do ilustre escritor que muito me edificou, vale a pena ler. Trata-se do livro: "À SOMBRA DA PLANTA IMPREVISÍVEL - uma investigação da santidade vocacional, ed. United Press. Há livros que não se pode ler uma só vez, por isso ao terminar a leitura de um bom livro sempre escrevo na ultima página: "vale a pena ler de novo."

Eis algumas pérolas desta obra:
- "Tantos olhos, vidrados pela televisão, não vêem as histórias de Deus acontecendo na sua frente, às vezes em suas próprias casas."
Pág. 67

- "A santidade não pode ser imposta; deve brotar do interior."
Pág. 130

- "Nenhum de nós sabe em detalhes o que Deus está fazendo em outra pessoa."
Pág. 179

Pb. Edinei, Th.B

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Pb. Edinei:

Há livros que lemos e depois os esquecemos na biblioteca. São sazonais. Pouco acrescentam ou são como "barulho de latas vazias".

Mas há outros, como os de Eugene H. Peterson:, que vale a penas ler outras vezes. É o que estou fazendo com "Espiritualidade Subeversiva", além, é óbvio, da prioridade às Escrituras.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Prezada irmã Rô:

Espero que aproveite bem a dica.

Deus lhe abençoe.

CANTOR MOISÉS VIEIRA disse...

Olá Pastor Geremias! Seu blog, como sempre excelente. Gostaria de propor parceria, troca de banner. Aguardo. Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Com prazer, meu caro cantor Moisés Vieira. Passarei por lá daqui a pouco para buscar o link e acrescentá-lo em minha lista de parceiros.

Abraços em Cristo.

CANTOR MOISÉS VIEIRA disse...

Parceria finalizada. Um grande abraço e será um prazer recebê-lo em nossa cidade. Ore pela sucessão presidencial de nossa igreja que será realizada no dia 27/03/2011.

Gesiel Camilo disse...

Realmente e um homem dde Deus.
SOu grato a Deus por sua vida pastor e que Deus continue te usando.
Ja lhe ouvi falar em uma noite no IBAD no ano de 2003.
foi uma bencao aquela noite.


ore por nos estamos na Obra missionaria na argentina, servindo ao Senhor com alegria...
meu blog.
gesielcamilo.blogspot.com

Anônimo disse...

Caro Pastor Geremias,

Há seis anos, lí pela primeira vez uma obra desse pastor de pastores, o livro À SOMBRA DA PLANTA IMPREVISÍVEL, e, de lá para cá, o tenho como referência nos termos da reflexão e da espiritualidade. PASTOR CONTEMPLATIVO e PASTOR DESNECESSARIO foram leituras alentadoras para minha vida.
Ultimamente Peterson tem sido criticado por apoiar o livro, escrito recentemente pelo Rob Bell, o Love Wins.

Um abraço
Paulo Silvano

Anônimo disse...

Muito pertinente o post sobre Peterson.

A leitura desse referencial cristão é acalentadora à alma. Ele é um oásis no deserto de conhecimento bíblico íntegro que vivemos em nosso Brasil.