quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Marco Feliciano falta com a verdade

Marco Feliciano adota prática do PT

Foi com muita relutância que comecei a escrever esta postagem. Não tenho interesse na polêmica pela polêmica. Mas entre omitir-me e deixar que inverdades sobre questões públicas sejam proclamadas alto e bom som e eu permaneça em silêncio, isso não faz parte do meu feitio. Há mais de três dias, quando tomei conhecimento da carta que Marco Feliciano escreveu em apoio a Dilma Rousseff, que estou com isto atravessado na garganta. O pregador triunfalista faltou com a verdade. Parece que o mal da dissimulação que o caracterizava em sua itinerância agora transbordou de vez em sua curta convivência com o PT. Entre outras coisas que não pretendo refutar aqui, veja em vermelho, ipsis literis, o que ele registrou, com os meus destaques em negrito:

Lula não fechou igrejas e também não permitiu que as igrejas fossem consideradas associações, preservando a liberdade da sua homilia acerca das contribuições feitas livremente pela sua membresia, projeto esse que já tinha sido aprovado pelo PSDB, através da sua maioria na câmara e caminhava para ser colocado em vigor através do novo Código Civil, que acabou sendo alterado a pedido de Nosso Presidente.


Há aí duas inverdades gritantes. Elas mostram que Marco Feliciano nem bem iniciou o seu mandato e já assimilou a prática petista de usar a mentira como método para fazer prevalecer os interesses do... PT! Para refrescar a memória, o parágrafo acima tem a ver com o novo Código Civil que entrou em vigor no final de 2002, o qual, entre centenas de mudanças, transformou as igrejas em associações. Com isto claro, vamos desmascarar por ordem ponto por ponto as inverdades do pregador triunfalista.

1. É mentira deslavada que o novo Código Civil tenha sido aprovado pelo PSDB através de sua maioria na Câmara. Esse foi um trabalho de várias legislaturas, cuja tramitação teve início com o Projeto de Lei 634/75, originário da Mensagem 160/75 enviada ao Congresso Nacional pelo então presidente Ernesto Geisel, que resultou na Lei 10.406/2002, instituindo o novo Código Civil, aprovada pelo consenso dos parlamentares, inclusive os representantes do PT, e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no final de seu mandato. Não foi obra de um partido nem de um mandato, mas da contribuição de vários setores da sociedade, inclusive do mundo jurídico, que durou exatos 27 anos! Quando começou a tramitar, o PSDB não existia, eu tinha 21 anos e o pregador triunfalista, se não era ainda criança, talvez estivesse entrando na puberdade!

Apenas para pôr os pingos nos "is", a primeira comissão instalada para analisar o projeto teve como presidente Tancredo Neves (não tinha sequer sido eleito presidente pelo Colégio Eleitoral!) e como relator João Linhares. A partir daí cada legislatura instalou a sua comissão, que teve presidentes e relatores diferentes até o projeto seguir para o Senado, onde sofreu modificações, para então retornar à Câmara para a elaboração da redação final, seguindo à sanção presidencial, depois de aprovado sem voto contrário na Casa, em 06/12/02. Esses são os fatos, registrados nos anais da Câmara dos Deputados, e não o que Marco Feliciano escreveu de maneira astuciosa em sua carta.

2. A segunda mentira deslavada é a que afirma ter o presidente Lula pedido a alteração feita no novo Código Civil, que retirou das igrejas o caráter de associação e as considerou organizações religiosas de direito privado. Sequer foi ele quem tomou a iniciativa de enviar ao Congresso emenda nesse sentido. A pessoa que primeiro alertou para o problema - é preciso ser justo - foi o deputado Pedro Ribeiro, que, a princípio, era uma andorinha solitária a levantar a lebre. Esse foi um momento que vivi com muita intensidade, do qual conheço os detalhes por dentro. A primeira reunião pública em que ele tratou do assunto foi em São Paulo, num encontro de líderes, levando em conta que as igrejas já se preparavam para adequar os seus estatutos à nova norma.

Não pretendo descer aos pormenores, para não esticar demais o texto, mas o que era apenas um pingo d'água no oceano - o grito do deputado - começou a ganhar corpo, principalmente a partir da pressão da Frente Parlamentar Evangélica. Depois de muitas, intensas e extenuantes negociações, que custaram conceder aos partidos políticos, em troca, os mesmos privilégios, chegou-se a um denominador comum na redação da emenda, que cumpriu os ritos legislativos até seguir para a sanção do presidente Lula. A única coisa que ele não fez foi vetá-la, mas, repito, não teve qualquer outra iniciativa. Se alguém merece ser reconhecido é o deputado Pedro Ribeiro, que jamais desistiu de sua empreitada, mesmo não encontrando, a princípio, eco em seus pares. Esse é o fato, e não o que o pregador triunfalista escreveu astuciosamente em sua carta.

Acredito que alguém já esteja com a língua coçando para dizer: pelo menos há uma verdade no que Marco Feliciano escreveu. Lula não fechou igrejas. Até neste ponto o que existe são aparências. O presidente de fato não interditou templos, mas contribui para criar restrições extremamente perigosas para a liberdade de culto, quando permite que o PT apresente e insista na aprovação do PLC 122/06, quando propõe banir os símbolos religiosos das repartições públicas e quando estabelece a intenção de criar conselhos para a diversidade religiosa, como se a fé pudesse ser tutelada pelo Estado. Se isso não é querer fechar as igrejas, o que é então?

Ou seja, não há por onde escapar. O parágrafo escrito por Marco Feliciano está todo eivado de mentiras. Que ele tenha lá suas predileções, é seu direito, ainda que não conte com a minha concordância. Que defenda a sua candidata com inverdades, não posso aceitar. Temo que com esse péssimo início o mandato de Marco Feliciano não acabe bem.

PS. Como não tenho tempo e condições de viajar pelo Brasil em caravanas, como está fazendo Marco Feliciano ao lado de outros, para desmentir os "boatos" sobre a Dilma, segundo apurou o blog do Daladier Lima, fiquem à vontade para reproduzir a postagem desde que citada a fonte.

21 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Pr.Geremias,
Realmente um grande post. Entretanto, penso que o senhor peca no título politicamente correto.
Cá no Sul quando um homem falta com a verdade é porque automaticamente mentiu.
Logo, o Sr. Marcos Feliciano é um mentiroso, com todas as letras e politicamente incorreto.
Um abraço gaúcho,
Gustavo Abadie

Ricardo Mamedes disse...

Caro Pastor Geremias,

Sinceramente, eu ficaria admirado se o referido "pregador" estivesse dizendo a verdade.

Mas convenhamos, ele extrapolou ao querer dar "pitaco" em matéria que lhe é totalmente desconhecida como a destacada no seu texto. Porém, dizer que Novo Código Civil, com a matéria em comento, tenha sido responsabilidade do PSDB é demais! O referido "parlamentar" deve pelo menos estudar o tema, para que a mentira fique mais factível, palatável. Enfim, o que esperar de um "pastor" de cabelo esticadinho e que propagandeia a "unção do galinheiro" (hehehe)?

Ricardo.

claudiopimenta disse...

o marcos falaciano calado e uma bençao
o cabra nao sabe nem o que diz
e um meninao sem pensamento proprio
se derem o livro de sao cipriano pra ele sem a capa com certeza ele vai extrair alguma heresia como se fosse uma doutrina biblica sem perceber do que se trata

Cleilson Gomes disse...

Prezado Pr. Geremias do Couto,
A paz do Senhor.
Não vamos perder nosso tempo, seja escrevendo, seja lendo, acerca dos comentários do "Mega Pregador" Marco Feliciano. Seus comentários não merecem análise, pois, em si, refletem nada mais nada menos do que a maior mentira. Seu testemunho reflete no que ele se tornou. Usa da boa-fé de alguns evangélicos para se alto promover. Deixemos esse "Balaão" de lado, pois já afiançou seus seguidores a Balaque.
Que Deus em Cristo nos abençoe.
Pb. Cleilson Gomes - Fortaleza/Ce.

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Pr. Geremias,

É assim que trabalham nossos "representantes". Eu tenho pena porque de um lado e de outro somos massa de manobra. Texto correto e que elenca a mentira de maneira educada e com classe. Não podemos nos rebaixar a arautos deste naipe.

Abraços!

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Pastor Geremias!

Fazia muito tempo que não passava por aqui, bem na verdade, fazia muito tempo que postava absolutamente nada. Contudo, como assembleiano nominal, fico feliz em saber que dentro do "escalão" eclesiástico desta denominação e da CPAD, existe uma cidadão (digo carinhosamente)com capacidade reflexiva, sem as amarras denominacionais religiosas.

Parabéns pelo Blog, pelo seu ministério e pelo profetismo, que tem sido diaconal, pois tem ajudado e alertado muitos.

Um forte abraço!

A respeito do fulano citado na postagem: nada a declarar.

Francisco Sulo disse...

A Paz do Senhor!

Marco Feliciano parece que serve a dois senhores.
A ortodoxia precisa trabalhar contra os excessos da religiosidade deficiente.
Acredito que isso deve ser uma das suas pautas de publicação.
A propósito, publiquei o texto no meu blog de minúscula expressividade.

Anônimo disse...

Marina Silva também é contra Dilma presidente http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/08/27/segundo-marina-brasil-nao-pode-entregar-futuro-a-quem-nao-conhece-direito/

Anônimo disse...

Vamos ficar atentos e nunca nos esqueçamos desses políticos que se dizem evangélicos para que não tenham mais nossos votos até que um dia realmente se convertam:Marco Feliciano,Magno Malta,Mário de Oliveira,Marcelo Crivela,Manoel Ferreira.
Gostaria de deixar o link de uma excelente matéria no blog do pastor Silas Daniel: http://silasdaniel.blogspot.com/2010/10/sobre-evangelicos-progressistas-e.html

Blogueiros do Brasil, notícias & poesias disse...

Infelizmente são esses os "homens de deus" que são colocados pelo povo a representar o ditos "interesses da igreja".
Um abismo chama outro abismo, e a igreja hoje está em decadência moral e espiritual devido não saber diferenciar o santo do profano!

Rafael Vasconcelos disse...

Prezado,Pr.Geremias do Couto

É a primeira vez que comento no seu bloc.Lendo o texto em questão ficamos a pensar o que leva um suposto Pastor(Pastor?) a fazer tais declarações? que Deus nos ajude a combater à luz das escrituras os "falacianos" da vida.

Anônimo disse...

Fico impressionado com a inteligência,bom senso e discernimento do pastor Silas Daniel,apesar de ser relativamente jovem,se por acaso um dia fosse indicado à presidência da CGADB e se elege-se,creio que a instituição estaria em boas mãos.

Renato Lacerda dos Santos disse...

O mesmo direito que Geremias Couto tem de apoiar um politico mundano como Serra, M. Feliciano tem de apoiar a Dilma.

Ou então viveremos numa ditadura...

É preciso respeitar a opinião dos outros.

Pastor Geremias Couto disse...

Prezado Renato Lacerda dos Santos:

Acredito que você não tenha lido parte do meu último parágrafo. Para facilitar, transcrevo-o aqui:

"Que ele [Marco Feliciano] tenha lá suas predileções, é seu direito, ainda que não conte com a minha concordância. Que defenda a sua candidata com inverdades, não posso aceitar".

Está claro? Se não estiver, aqui vai a "interpretação" do que escrevi:

O parágrafo acima diz que reconheço o direito de Marco Feliciano apoiar Dilma Roussef Diz também, que apesar disso, não conta com a minha concordância, o que é também meu direito. E conclui dizendo que não posso aceitar que ele a apoie com inverdades. Ou seja, que seja honesto em seus argumentos e vá em frente.

É preciso que explique um pouco mais? Acho que não.

Edmar Filho disse...

Esse "pregador" nunca me enganou...

Anônimo disse...

Caro Pr. Geremias, bele postagem como as demais, continue esclarecendo politicamente o povo de Deus como o senhor tem feito.
Mudando de assunto queria lhe pedir que o senhor poste alguma coisa sobre a HUMANIDADE DE CRISTO. Creio que o senhor está ciente do polêmico episódio sobre as postagens do Pr. Ciro Zibordi (um escritor que admiro, e tenho todos os seus livros), sobre esse tema.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva AD Min. Belém SP.

Daniel de Sousa disse...

Por favor amados irmãos, não vamos atirar no próprio pé, para proteger o lado que defendemos, vamos conferir as fontes. Contestar Dilma e apoiar Serra é um direito, mas envolver o nome de uma mulher, como Marina, que demonstrou ser a maior prova de sobriedade dos últimos anos, inclusive prova real de ser uma mulher de Deus. Eu admiro ainda mais, com sua posição de independência não se vendendo, e queremos vende-la...
A verdade sobre o uso eleitoral da declaração de Marina foi divulgada hoje...
Declarem seus apoios mas não coloquem palavras nas bocas dos outros.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,marina-se-irrita-com-email-com-suposta-declaracao-de-apoio-a-serra,630818,0.htm

Um grande abraço e a paz em Cristo Jesus

Blog do Pastor Manoel Xavier disse...

Obrigado por ser o senhor uma voz do nosso povo!

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Nobre amigo, coloquei vosso link em meu blog.

abraços,

ROBSON SILVA disse...

Paz, nobre amigo.

Sobre o artigo, este já está reverberando no PPA.

Quanto às notícias da família Gomes de Abreu, leia a resposta da irmã Rachel em "LUTO..."

Abraço,

Robson Silva

o menor de todos os menores. disse...

Prezamigo pr. Geremias do Couto,

A paz do Senhor!

Se o cidadão Marcos Feliciano se dá ao prazer de enganar com suas falácias e enganos nos eventos, do tipo: Gideões de Camboriú. Meu Deus! O que ele não irá ser dentro de um local conhecido pela corrupção?

Peço a Deus, que eu esteja enganado e que me envergonhe desta afirmação realizada com bastante consciência.

Quem viver verá!

O Senhor seja contigo!

O menor de todos os menores.