domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições, governo, Silas Malafaia, Marina Silva: o que fazer neste domingo?


 Ainda em alusão às eleições deste domingo, para tornar ainda mais claro o que penso sobre o nosso papel enquanto cristãos, gostaria de acrescentar os seguintes pontos:
  1. Deus é soberano e dispõe as coisas em qualquer circunstância da maneira como bem lhe aprouver, inclusive com intervenções sobrenaturais, se preciso for.
  2. Em sua soberania, por outro lado, Deus estabeleceu padrões muito claros em todas as áreas da vida, entre eles o de que o mundo seria governado pelo homem. ¨Dominai a terra¨, disse ele a Adão.
  3. Embora Adão tenha pecado, o que Deus estabeleceu no início da criação continuou como norma para toda a civilização humana.
  4. Essa norma não é apenas para os não-evangélicos. Também não é apenas para os evangélicos. É para todos.
  5. À exceção de suas intervenções sobrenaturais ou de sua não-interferência soberana, Deus sempre se utilizou do homem, através da história, para cumprir os seus propósitos.
  6. À luz do exposto, é nosso dever, sim, conscientizar de maneira correta o povo para que saiba fazer boas escolhas, independente da fé que os candidatos professem, bem como expor as falhas daqueles que nos governam (os acertos também), como fizeram os profetas do Antigo Testamento.
  7. Como evangélicos, não podemos construir um mundo separado (gueto, para ser mais preciso) apenas para os que estão debaixo desse guarda-chuva. Não custa lembrar que o Senhor orou ao Pai, pedindo que não nos tirasse do mundo, mas livrasse-nos do mal. Assim, temos de conviver com o mundo como ele é: nele há bandidos, corruptos, bem como pessoas de bom caráter. Nosso dever é ser sal e luz nesse ambiente.
  8. Em razão de Deus nos ter delegado tarefas primaciais na administração da terra, como já dito acima, tomamos sempre as medidas que nos cabem para que haja o mínimo de ordem e condições para a vida em nossas comunidades. Quem não o faz, omite-se de uma responsabilidade que é sua.
  9. Uma dessas responsabilidades é proteger a nossa família e proporcionar segurança ao nosso lar. De igual modo, temos o dever de eleger aqueles que entendemos serem os mais preparados para governar o país. E Deus soberanamente usa o nosso ato para cumprir o seu propósito, seja pela não-interferência soberana, seja por sua vontade absoluta.
  10. Dessa forma, o fato de o Senhor guardar a cidade, numa alusão ao Salmo 127.1, não exclui o nosso dever de, como bons sentinelas, vigiá-la bem. O texto em nenhum momento pressupõe a ideia de que se Deus está no controle não nos cabe fazer nada. Quando ele alude que a sentinela vigia em vão, se Deus não guardar a cidade, está pressuposta a sua necessidade. A passagem não prova, portanto, que devemos ¨deixar tudo como está para ver como é que fica¨.
  11. É com este sentimento que cada cristão deve comparecer à seção eleitoral, neste domingo, para dar o seu voto.
Ressalto, ainda, que quanto aos argumentos usados pelo pastor Silas Malafaia para não votar em Marina Silva, como amplamente divulgado pelas redes sociais esta semana, deixo registrado que, além das razões já apresentadas na postagem em que tratei do tema, votaria nela também pelos motivos que ele apresenta para não dar o seu voto. 

Sou a favor do estado laico e, por isso, rigorosamente contra a que financie a fé de quem quer que seja. Não pode para os católicos. Não pode para os evangélicos. Sempre fui visceralmente contra feriados religiosos de qualquer segmento, inclusive o ¨Dia do Evangélico¨, que foi sancionado há algumas semanas pelo presidente Lula com fins exclusivamente eleitoreiros.
Apenas uma pergunta, para finalizar: de quem seriam compradas as bíblias do tal projeto que Marina engavetou: Central Gospel, CPAD, SBB, editoras católicas ou de outras editoras cristãs?

11 comentários:

NilmaBostonRio disse...

O Pr. Silas Malafaia SABIA deste fato da Marina como senadora desde 2008, e só agora divulga isso como um dos motivos da sua mudanca de voto?

Se deu mal, pois a maioria das pessoas ( até mesmo pessoas que nao irao votar na Marina ) nas redes sociais e a blogosfera ficaram indignados, não porque ele mudou de candidato, mas pela maneira de como ele tentou influenciar pessoas com justificativas desnecessarias... pior: futeis!

Se atrapalhou todo... e se contradisse, porque o mesmo pastor Silas , tinha dito cinco dias antes de mudar de voto, que nao votava no Serra por incoerência pelos principios cristaos.

Brasil, De as respostas nas urnas: Aperte 4, aperte 3
VOTE:
Marina 43!
Yes!!!



by Nilma Boston Rio

David disse...

Muito bom artigo.

Devemos pensar bem em quem vamos eleger, também para os cargos do Legislativo.

Indico um link que traz várias informações sobre candidatos, política e cristianismo:

Candidatos evangélicos
http://neemiaslegend.multiply.com/journal/item/11

Assuntos: eleição, aborto, gayzismo, PNDH-3, lei da mordaça gay, etc.

Importante conhecer e divulgar essas informações, para que os cristãos possamos votar bem nas próximas eleições.

Abraços, que Deus nos abençoe a todos.

Lex Aleksandre disse...

Independente de quem ganhe essas eleições, devemos tirar delas lições que estão à nossa frente. Cada dia que passa o sr. Silas Malafaia mostra-se no que está se transformando. Fui admirador desse homem por muitos anos e hoje, por causa de tantos disparates que ele vem cometendo, não consigo mais ter nenhuma consideração por sua pessoa. Não deveríamos mais nos importarmos com ele, repercutindo suas loucuras, pois é o marketing que o move. Deveríamos sim estar ecoando homens de Deus exemplares.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo e pastor Geremias do Couto,

A Paz do Senhor!

Parabéns pela lucidez e clareza com que expõe suas idéias.

Estamos juntos!

Sucesso aí em Piúra e recomendações ao missionário Leonardo Gonçalves!

Bom retorno!

Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Servo Felipe Sena disse...

Me perdoe os irmãos ai. Nada contra a Marina, mas contra o PV. Um partido que apoia a união homossexual e o aborto faria bem a nossa nação? Marina pode até ter boa vontade, mas o problema é o partido e sua ideologia. Que não foge nem difere do PT em termos de aborto e união homossexual.

Diego Batista disse...

AMÉM, MUITO BOM TEXTO.. CONCORDO COM TUDO.. MUITO ESCLARECEDOR..

Diego Batista
http://conversandocomiave.blogspot.com/
http://twitter.com/DiegoBatista25

o menor de todos os menores. disse...

Prezamigo pr. Geremias do Couto,

A paz do Senhor!

Matéria que valoriza o pensamento verdadeiramente cristão com a certeza da nossa responsabilidade, diante da igreja e da sociedade.

Entendo ser abusurdo o "galanteio" de interessados em época de eleições.

O cristão não deve querer prejudicar mais o Brasil com o excesso de feriados e enforcamentos. A simulação de sentimentalistas com o DIA DO EVANGÉLICO é pura vergonha. Não carecemos deste dia!

Se verdadeiramente os líderes estivessem pregando a verdade, este dia não haveria, e sim, haveria perseguições em massa.

Um dia encontraremos a resposta à sua questão copiada abaixo:

"Apenas uma pergunta, para finalizar: de quem seriam compradas as bíblias do tal projeto que Marina engavetou: Central Gospel, CPAD, SBB, editoras católicas ou de outras editoras cristãs?"

Aí está a sua questão. Quem poderá viver a resposta? Em breve saberemos onde está o interesse desta CONTENDA eleitoral. Triste!

O Senhor seja contigo!

O menor de todos.

Anônimo disse...

Pr. Geremias, paz!

Malafaia pode mudar de voto e declarar suas mudanças quantas vezes ele quiser. No entanto, ele não pode é usar explicações a respeito dessas mudanças que sejam um atentado à inteligência dos outros. Quem ele pensa que é? Ainda bem que muitos, mas muitos mesmo, não engoliram as explicações esfarrapadas dele em relação à mudança da noite pro dia do voto dele.

Ele perdeu a chance de ficar calado, e, a meu ver, sai desse episódio com a imagem arranhada.

Para inverdades ditas, o rótulo de não verdadeiro cabe muito bem naquele que proferiu-a-as.

Abraços!

Artigos & Crônicas disse...

Pr. Geremias,
apoio totalmente sua postura declarada nesse texto, tão bem esclarecedor.
Como bibliotecária, digo por experiência, que a única Bíblia que permanece nas bibliotecas é a Bíblia Católica que fazia parte da Enciclopédia Barsa há décadas atrás.
Eu mesma já tentei doar Bíblias para as bibliotecas que trabalhei e elas "desaparecem", pois sempre alguém leva e não se lembra mais de devolver.
Isso só vem confirmar que alguém estaria sendo beneficiado tanto política quanto financeiramente, com a aquisição dessas Bíblias.
Mesmo porque, Bíblias são doadas diuturnamente, através dos Gideões Internacionais e outras Organizações religiosas.
Apoio 100% sua declaração.
Abraço fraternal em Cristo.
Sonia costa

Pastor Edi Marcos disse...

Caro Amigo Pastor Geremias,

Lendo essas frases, acredito que nossa opinião sobre as eleições de amanhã são muito parecidas, ou até mesmo iguais. Creio que independente do que acontecer amanhã, estaremos na direção de Deus.

Atenciosamente,

Pr. Edi Marcos Vinagre

Bruno Sena disse...

Voto nulo já, pois José Serra está usando a Igreja e os evangelicos de forma falsa.

Vejam só o que andou dizendo site que apoia José Serra contra a Marina Silva antes de domingo:

"A verde é a maior decepção da campanha. Até agora, sua única estratégia é pairar como a santinha do pau oco por sobre as outras duas candidaturas. Só aparece em eventos religiosos, cantando hinos, recitando salmos e posando de fiscal da ética, da moral e dos bons costumes. Tem um grande futuro na carreira religiosa."

E não podemos esquecer que o próprio José Serra acusou Marina Silva atacou a honra da Marina no debate da Globo: José Serra Acusa Marina de Receber Mensalão