quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Minha ausência na Décima-Oitava Conferência de Escola Dominical em Americana


Por questão de coerência, quero informar a quem me dá o privilégio de visitar este blog, e acompanhou o debate sobre a Bíblia Dake na blogosfera cristã, principalmente no blog do pastor Carlos Roberto, que tomei a decisão de não comparecer para ministrar na Décima-Oitava Conferência de Escola Dominical, que está sendo realizada a partir de hoje até o próximo sábado em Americana, SP. Em email enviado aos pastores José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, José Wellington Junior, presidente do Conselho Administrativo da CPAD, e ao irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor executivo da CPAD, expus as razões para a minha decisão.

Como a comunicação pertence, agora, aos destinatários, não me cabe, aqui, publicar o seu inteiro teor, pois seria uma atitude antiética. No entanto, o principal motivo para a minha ausência seria o constrangimento em participar de um evento promovido pela CPAD no qual a Bíblia Dake certamente seria vendida e divulgada nos intervalos das palestras, pois, ao que eu saiba, a editora não teria cumprido até hoje a determinação do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética de recolher os exemplares e suspender a venda da obra.

Em vista disso, julguei que a minha presença na Conferência poderia transparecer uma atitude ambígua, contraditória, já que seria constrangedor ficar calado - outra vez por causa da ética - quando, de maneira pública, pelas razões que os leitores dos nossos blogs já conhecem, me manifestei com veemência aqui na blogosfera contra a publicação da Bíblia Dake pela CPAD.

Peço desde já desculpas àqueles que contavam com a minha participação, mas preferi, antes de tudo, seguir os ditames da minha consciência a ser infiel para com as minhas convicções.

Que Deus nos guarde e nos mantenha firmes sob a sua bendita e soberana graça.

65 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Caro Pr. Geremias,

Às vezes não é mesmo fácil manter a coerência, pois, não rato, demanda sacrifícios.

Porém, a meu ver, a coerência é um valor superior, que remete imediatamente ao caráter da pessoa e deve ser mantida, mesmo que à custa de outros valores (menores), e ainda que envolva o "deixar de fazer algo aprazível ou prazeroso.

Parabéns pela atitude.

Em Cristo,

Ricardo

Philadelfia - Evangelismo e Louvor disse...

Paz, Pr. Geremias do Couto!

Muito corajosa sua atitude!

Conforme comentei no Blog Assem-beréia de Deus, não é fácil ser APOLOGETA - pois precisa-se assumir uma postura/atitude imparcial e sofrer suas consequências.

Sei que, ainda assim, podemos encontrar falhas em sua pessoa. Só para registrar: Lembro de ter lido, em determinada época da minha juventude, um artigo escrito pelo senhor na revista JC, no qual o articulista mostrava que o líder não é infalível, impecável (se tiver esse texto em seus arquivos, gostaria de vê-lo publicado aqui). Aquele texto abriu minha visão, pois temos a tendência de ver o líder como inatingível e muitas vezes projetamos no líder nossas expectativas. Mas, apesar de falhos, temos a oportunidade de assumir o erro, confessá-lo e retomar o caminho da verdade.

Observo, que, frente aos mais diversos assuntos, o senhor sempre tem se portado com ética, equilíbrio, coerência, transparência e fidelidade às suas convicções.

Que Deus tenha misericórdia de nós e continue abençoando vosso ministério!

Em Cristo,

Elian Soares
www.evangelismoelouvor.com

Anônimo disse...

Parbens pastor o sr. mostra que não age por interesse mas por convicção, defendendo a verdade, é deste tipo de pesoas que o verdadeira evangelho precisa.

um abraço e que Deus abençoe.

Saulo Lopes

Matias Borba disse...

Pastor Geremias,
a Paz!

Fico muito adimirado com sua atitude, mas não surpreso.

Pessoas que seguem princípios que são baseados nas escrituras Sagradas não se vendem, não voltam a tráz quando se baseiam seus pensamentos nas Escrituras Sagradas e não usam de dois pesos e duas medidas ou algo do gênero, elas simplesmente seguem princípios!

Sei que pode ter sido difícil tomar esta decisão no sentido de que o senhor sempre cooperou com a CPAD, mas quem segue princípios Bíblicos, deve ser fiel ao chamado que Deus o chamou.

Daqui a pouco vão surgir (quem sabe) textos na blogosfera contestando sua atitude, é como se esgasgar-se com mosquitos, camêlos e tantas outras coisas fosse agora a coisa mais normal do mundo.

"Sou a favor da verdade, a verdade que existe independe do corporativismo, do contexto denominacional e é independente de homens". (Transcrição de meu blog).

Encerrando e sem citar nomes, fico até envergonhado em ver teológos que antes eram a favor da verdade, agora parecem se render a cargos, posições, privilégios e honrarias saindo em defesa do erro cometido por tão grande editora.

Um abraço e Deus abençoe!

Juber Donizete Gonçalves disse...

Pr. Geremias,

Só posso louvar a Deus pela sua vida, por termos dentro da nossa denominação líderes como o irmão, onde a coerência e o compromisso com o Reino de Deus falam mais alto do que cargos e oportunidades. Que Deus continue te abençoando ricamente.

Um abraço fraterno.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro amigo e pastor Geremias do Couto!

Sua atitude revela seu caráter e compromisso com a verdade.

Sei bem o que significa isso, pois na manhã de hoje, na última sessão da 76a. AGO da nossa COMADESPE, na cidade de Bauru, eu que sempre defendi a nossa querida CPAD, voluntariamente dei satisfação, pela suspensão da parceria com a editora, atitude essa motivada pela publicação da Bíblia de estudos de Dake.

Percebi que, apenas três ou quatro citações, foram suficientes para deixar um plenário estarrecido. Imaginemos se tomarem conhecimento de tudo que existe na referida bíblia.

Bem amigo, por hora quero parabenizá-lo pela coerente atitude, lembrando que aquilo que não estamos entendendo agora, no tempo certo compreenderemos.

Tenha também a convicção, que tal atitude corrobora ainda mais, a credibilidade já existente em seus escritos e posições.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Paulo Mororó disse...

Caro pastor Geremias, a Paz do Senhor.

Sua atitude é coerente. Queira Deus que seja a aurora da "Terceira Via" dentro das ADs.

As ações e reações nas lideranças de nossa denominação estão um tanto turvas e ambíguas. Faz-se necessário um gesto profético, como este, que clame e proclame "A Transparência da Vida Cristã" na prática ministerial, principalmente nos limites e/ou "parapeitos" colocados na nossa Casa, a CPAD,(Dt 22.8).

Fique firme, pois Jeová é Deus de Justiça, e não de confusão; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a esta posição?(Et 4.14c)

Um abraço

PAULO MORORÓ

Pr. Mesquita disse...

Nobre pastor Geremias Couto,
Louvo ao Senhor por sua demonstração ética. Acima da discussão sobre a malfada publicação da Dake está a coerência, demonstrada em sua atitude. Sabe-se dos 'riscos' assumidos, porém os mesmos não suplantam o que se espera de um homem de Deus.
São ações que se esperam dos que se assemelham ao caráter de Cristo.
Pr. Mesquita

Luis disse...

Pr. Geremias.
Fico muito triste com a sua ausência em Americana. Sou de Limeira e se não fosse o compromisso com o trabalho eu teria inscrito para ir. No último domingo foi digulgado aqui na igreja de Limeira e pelo visto muitos irão ao evento.

Sobre a Dake, eu tenho um exemplar dela e confesso que até agora não achei nada de absurdo, apesar de nao ter lido muito.

O irmão tem as referências que julga embremática? Se tiver e puder me passar, seria útil para que pudesse conhecer.

Em Cristo.

Luis

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Luis

Para ganhar tempo, sugiro-lhe que vá ao google e pesquise "Bíblia Dake". Não tenho dúvida de que o irmão encontrará todas as informações que necessita sobre as heresias da obra.

Ou dê uma "zapeada" pelos blogs evangélicos. Também há aí muito material sobre a Dake.

Abraços

Gutierres Siqueira disse...

Pr. Geremias, a paz!

Não é fácil de manter a coerência. Vemos isso entre diplomatas, governantes e teólogos. Gostamos de falar e depois nos contradizemos com atos. Por isso, parabéns pela atitude. Isso mostra a transparência na sua vida cristã.

Abraços

Pr Alessandro Garcia disse...

A paz do Senhor.
Esta sua decisão certamente provocará a atenção dos que se acham donos de uma tão cobiçada "NAU". Muitos irão se posicionar contra o irmão por se manifestar contra uma publicação que pôe e risco a vida epiritual da tripulação. Entretanto, o que deveria ser feito foi feito. Se alguém se perder, não foi por falta de aviso. Parabéns, Pr Geremias do Couto, um dos tripulantes responsável pela boa e saudável publicação e educação cristã em nossa embarcação!!!!

Matias Borba disse...

Pastor Geremias:

Permita-me voltar aqui para comentar algo sobre dois comentários aqui postados, os quais faço citação em recente texto publicado em meu blog sobre a Bíblia Dake ainda:


1. O comentário do Pastor Carlos Roberto nos mostra que, a igreja, ao saber das aberrações contidas nas notas da Bíblia Dake, fica perplexa em como é que uma Editora tão grandiosa e abençoada como a CPAD pôde ter se rendido (neste caso) as heresias apenas por conta do mercantilismo. Atentemos para o que disse o Pastor Carlos:

"Percebi que, apenas três ou quatro citações, foram suficientes para deixar um plenário estarrecido. Imaginemos se tomarem conhecimento de tudo que existe na referida bíblia".

2. Atentemos também ao que disse o jovem Gutierres editor do blog Teologia Pentecostal , um dos grands pensadores de nossa blogosfera cristã, o comentário dele encaixa-se muito no contexto da blogagem cistã feita sobre a Bíblia Dake:

"Gostamos de falar e depois nos contradizemos com atos".

Diante disso, fico a pensar se a questão do perigo da Bíblia Dake foi considerado no mais profundo cuidado quanto ao ensino da igreja pela CPAD. Como já mencionei em meu blog, não se pode usar de Dois pesos e duas medidas em casos assim, pois, além de a imagem da CPAD ficar manchada por conta da publicação da Bíblia Dake, ela pode acabar ficando com a imagem ainda pior se os teológos que nela tabalham, defenderem a publicação de obras deste porte. Isso não é nada bom para a imagem a editora

Como também já mencionei, Não se pode jogar a CPAD no lixo como estão fazendo alguns por aí, um tabalho de 70 anos não se acaba por conta de um erro, mesmo que não fosse necessário a publicação de mais um Bíblia de estudo. Mas é preciso reconhecer o fato do erro, e mais, é preciso também que a CPAD além de fazer isso, retire essa Bíblia o mercado com seus seu selo estampado em sua capa, isso é uma solicitação conselho de outrina da CGADB, e se isso não for feito, como poderemos ainda ter crédito no pesidente do conselho adimistativo da CPAD?

Tenho a certeza que o saudoso Pastor Isaac Martins Rodrigues que dormiu no Senhor como conselheiro vitalício da CPAD não concordaria com tal publicação, e mesmo que ela tivesse sido publicada, ele seia a favor da retirada desta Bíblia do mercado. Mesmo que isso trouxesse prejuízos a editora, pois ele sabia que o pejuízo maior é na alma do homem, e não em instituições, coisa que para lguns teológos da blogosfera pareça não importa muito.

(Trechos adaptaos do texto poblicado em meu blog).

Um abraço e espero que mais pessoas tomem consciência de muita coisa sobre a Bíblia Dake!

Geovani Figueiredo dos Santos disse...

A paz do Senhor, pastor Geremias do Couto!

Considero corajosa e digna de um verdadeiro servo de Cristo a sua atitude de não participar da Décima-Oitava Conferência de Escola Dominical. Se todos os homens de Deus da Assembleia de Deus fossem como o senhor, com certeza a nossa querida AD não estaria como está.

O que eu lamento é que uma editora,como é o caso da CPAD, com toda a sua tradição e experiência tenha permitido que uma obra tão perigosa como esta chegasse às mãos do povo evangélico brasileiro.

Fico preocupado com muitos dos nossos irmãos com pouca instrução e senso crítico estudando os comentários heréticos das notas de rodapé da famigerada bíblia em questão. Imagine o estrago que tais ensinamentos podem produzir em mentes neófitas.

Esses dias comprei a Dake para analizá-la melhor. Para minha surpresa se confirmou o que já havia sido divulgado em muitos sites e blogs cristãos. A Dake está eivada de notas perigosas, comentários que ferem os princípios dourinários postulados pelas Assembléias de Deus desde a sua criação.

Uma pergunta levanto dinte destas questãos. E, agora? O mal já está feito. Conheço muitos irmãos que estão com a Dake em suas mãos. Irmãos que estão usando a mesma para fundamentar suas pregações. Falo de pregadores leigos, jovens, idosos... Muitos dos quais sem qualquer preparo teológico para discernir os sutis erros contidos na obra. Imagine o efeito danoso que isso pode produzir nas mentes destas pessoas.

A CPAD nos deve uma explicação e um público pedido de perdão a todo o povo assembleiano ou não, que sempre confiou em sua ilibada idoneidade e provecta madureza no trato com a verdade.Verdade que tem sido agredida com esta publicação inglória.


Que o Senhor sempre o ilumine pastor Geremias do Couto! Deixo-lhe para a reflexão as seguintes palavras de Paulo aos Coríntios: "Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade (2Co 13.8).

Pr. Levy Conde disse...

Não me surpreende em nada sua atitude de não comparecer ao evento em Americana. Ficaria surpreso se você lá estivesse. Continuo seu admirador mais ainda. Fica na Paz.

Pr. Jessé Sobral disse...

Nobre Pastor Geremias do Couto.

Quero parabeniza-lo pela sua conduta coerente e etica diante deste imenso desafio: Combater heresias publicadas, preservar as nossa instituicoes (CGADB e CPAD) e procurar manter a comunhao crista com os envolvidos. Só pela graca.

Tenha certeza que a sua atitude para nós traz um pouco de esperanca. Nem tudo está´perdido. Para os que insistem na publicacao da DAKE, um alerta: nao dá pra passar como rolo compressor sobre tudo e todos. Ainda há aqueles que nao vendem a sua consciencia.

Há ainda homens na brecha em que Deus pode confiar, o irmao é um deles.

Ainda que para alguns a discussao da DAKE, nao passe de uma "tempestade em um copo d'agua", ou discussao de blogueiros, vamos continuar fazendo a nossa parte.

Que o Senhor da Seara lhe mais de sua graca para que o amado possa seguir avante. O irmao nao está sozinho.

Creio tambem que se por essa atitude algumas portas se fecharem, Deus já tem aberto outras, a SUA provisao nao lhe faltará.

No amor de Cristo.

Pr. Jessé Sobral
prjessesobral@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Pastor Salatiel Santos
caro Pastor , por hora quero parabenizá-lo pela coerente atitude, lembrando que todo crente valorize ainda mais a Palavra do Senhor, estudando-a e examinando-a a fim de internalizar os princípios e valores de Deus para vencer como cristão autêntico, essa terrível avalanche de relativismo espiritual e moral que assola a sociedade pós-moderna.Atitude como a do amdao revela que ainda há entre os que não se dobram diante de atitudes contaria ao nossos principios, mais uma vez parabens e assumo o compromisso de cobrir o amado com minhas orações.

Robson Aguiar disse...

Pastor Geremias (Faz jus ao nome de profeta)

Sua atitude me lembra Micaías. Sem querer rasgar seda diante do nobre irmão. Mas, Deus te abençõe! Enfim, percebo que nem tudo está perdido. Ainda há profeta em Israel!

Me sinto recompensado ao tomar conhecimento que o poder e a fama não lhe seduziu. (Não quero dizer que os que pensam contrário a nós foram seduzidos por mamom). Mas, sei que sua atitude coerente poderá lhe render represarias por parte dos que não tem pensamento alinhado ao seu, e que estão no "poder".

Mas, vejo que Deus está nos mostrando que nem todos estão coniventes com o sistema.

Vejo na sua postura, bem como na postura do Pr, Carlos Roberto e Pr. Jessé Sobral, uma oportunidade de mudança na CGADB.

Penso que já está na hora de mudanças na gestão atual da nossa Convenção Geral. Além da segunda opção que vem de Belem, deve-se criar uma terceira opção que tenha o equilibrio de um, com a dinâmica do outro. Assim sendo, vejo nos irmão acima citados uma boa alternativa para quem tem um pensamento de fato ortodoxo quanta a doutrina da igreja.

Não estou lançando chapa de diretoria da CGADB, estou apenas confabulando(no bom sentido).

Pr. Robson Aguiar

Anônimo disse...

O FORMALISMO RELIGIOSO é a melhor vestimenta do HIPÓCRITA. Até quando sorri e faz pose para a foto oficial atrás da mesa do bolo.
Louve a Deus por ter resistido à tentação. Tua recompensa virá de outra parte.
Sempre orei por você.
Deus te abençoe.
Miriam Anna

PS.: Com a devida licença para os "tus" e Vocês".Rsrs. Abçs

Victor Leonardo Barbosa disse...

Pastor Geremias, a Paz do Senhor!

Creio que sua decisão foi difícil porém necessária e importante, além de ética.

Creio que é o melhor a se fazer, quando algo vai de encontro as nossas convicções, é nos mantermos à parte.

Sábia e feliz decisão!

Forte abraço e Deus o abençoe!

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro amigo e pastor Geremias do Couto,

A Paz do Senhor!

No comnentário anterior, esqueci de compartilhar, porém o faço agora:

Após minha singela explanação no plenário da nossa Comadespe na cidade de Baurú, por ocasião da 76a. AGO, inteligentemente aparteada pelo nosso companheiro de Piracicaba Pr. Jessé Sobral, sugeri um manifesto que foi transformado em proposta por um dos nossos vice presidentes, Pr. Edvaldo Florêncio de Bragança Paulista-SP, o qual foi aplaudido e aprovado por unanimidado pelo plenário.

Diante do exposto, dentro dos próximos dias, será publicado no site oficial da convenção, e por questão de ética, após, postarei também no POINT RHEMA.

O rolo compressor da Dake passará por cima apenas daqueles que se deixarem esmagar!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Joabe disse...

Pastor Geremias,

A paz do SENHOR.

Acho coerente sua atitude, contudo há considero um pouco precipitada. E explico porque penso isso.
Ainda espero o pronunciamento e a resolução da mesa diretora da CGADB quanto ao assunto. Embora o conselho de disciplina e a comissão de apologética já tenham dado parecer contrario a publicação e divulgação da Dake, espero a ratificação ou retificação da mesa diretora.
Como em um julgamento, encaro o parecer do conselho de doutrina como se estivesse na condição da promotoria (não no sentido pejorativo) e a resolução da mesa diretora seria o veredicto final.
Enquanto esse tal veredicto não é decidido, e a Dake não é declarada “culpada” ainda, há devemos considerar como “inocente” ainda.
Se o irmão continuar a agir assim, acredito que terá que tomar outras posições “politicamente incorretas”, como se recusar a ir outros eventos da CPAD e/ou escrever lições para a revista da EBD de jovens e adultos e etc.

Em Cristo,

Joabe

Pastor Geremias Couto disse...

Caro irmão Joabe:

O seu comentário precisa que eu o responda à parte.

Primeiro, quero ressaltar mais uma vez que este blog é democrático, aceita as discordâncias e as respeita, bem como as publica quando escritas em tom respeitoso e construtivo, como é o seu caso. Não tenho por hábito censurar comentários, e, se em algum momento, tiver de encerrar uma discussão, todos os debatedores serão aqui previamente informados. Só não publico os anônimos, sejam ou não favoráveis, sejam ou não escritos sem ofensas pessoais. É uma questão de princípios.

Segundo, compreendo e respeito o seu entendimento sobre o assunto, mas vejo-o de outra forma. Minha presença em Americana, tendo eu tomado posição contrária à publicação da Bíblia Dake, daria sentido de concordância ao ato, pois, em respeito à ética, teria de ficar em silêncio, mesmo se visse a obra sendo vendida no "stand" e anunciada nos intervalos entre as conferências. Para não correr esse risco, preferi não comparecer. Este é o ponto.

Quanto ao futuro, depois da experiência que passei em agosto do ano passado, saiba o meu amado irmão que, se o preço a pagar for deixar de participar dos eventos da CPAD ou mesmo escrever as lições bíblicas (embora elas resultam do esforço de minhas entranhas), é algo irrisório diante do valor que representam as convicções. Se me faltarem todas as ferramentas, ainda terei o blog para continuar escrevendo e o púlpito de muitas igrejas que me convidam para expor a Palavra de Deus, sem que eu "cobre cachê" ou coisa que o valha. Mencione-se a título de justiça, por outro lado, que também nunca saí de mãos vazias.

Quanto ao papel do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética, fique claro que eles não deram nenhum parecer, mas baixaram uma resolução, que, até me provarem o contrário, ainda não foi cumprida pela CPAD. Este é o fato. A Mesa Diretora, portanto, não tem outra saída, senão determinar que a resolução seja respeitada sob pena de os seus órgãos da CGADB ficarem desmoralizados.

Abraços.

Pastor Geremias Couto disse...

Prezada Miriam:

Obrigado pelas orações e o apoio. O nosso tempo de estrada, desde o IBAD, onde Deus nos deu também o privilégio de participar de todos os grupos musicais, sob a batuta de nossa saudosa maestrina, Doris Lemos, permite a liberdade dos "tus" e "Você".

Deus lhe abençoe.

Robson Aguiar disse...

Pr. Geremias permita-me retorna a esse fórum para questionar as colocações do companheiro Joab.

Acho que Joab embora de maneira educada, foi muito infeliz em suas colocações.

Não sei se eu, ou Joab está desatualizado quanto ao assunto. Porque ele escreveu;

“Ainda espero o pronunciamento e a resolução da mesa diretora da CGADB quanto ao assunto”.

Ora, já faz um bom tempo que todos nós esperamos a mesma coisa. Enquanto esperamos a Dake continua sendo vendida. A impressão que temos é que a CPAD está usando a discussão para vender ainda mais a polêmica bíblia. Portanto, não há mais o que esperar. Agora é hora de se posicionar.

Continuou Joab,

“Embora o conselho de disciplina e a comissão de apologética já tenham dado parecer contrario a publicação e divulgação da Dake, espero a ratificação ou retificação da mesa diretora”.


Parece que Joab não se certificou da atribuição da Comissão de Apologética, antes de emitir seu comentário, haja vista que o Conselho é estatutário, bem como sua finalidade já está dirimida no Estatuto da CGADB, conforme citado em postagens anteriores. O que no tocante a orientação dada por ela sobre a Dake, embora o termo “orientação” seja usado, já está implícito no Estatuto que DEVE ser acatada pela CPAD, e não cabe questionamento de um ou mais gestores da Casa, pois só quem pode dar parecer sobre assuntos teológicos nas Assembléias de Deus são as Comissões POR ELA instituídas.
O Gestor da CPAD não faz parte da Comissão acima citada. Bem como, o Teólogo que nela trabalha profissionalmente (vínculo empregatício) não responde sozinho por assuntos teológicos dentro de nossa instituição. Na verdade, com todo respeito que lhe é devido, no momento, não faz parte das Comissões que trata do assunto. (acho até que deveria). O que o Gestor da CPAD tem que fazer é CUMPRIR a Resolução emitida legalmente por instituição delegada por TODOS assembleianos. Tenho que repetir a frase já citada em outras ocasiões “Dura Lex Sed Lex” A lei é dura, mais é a Lei”.

Ainda devo acrescentar que o Conselho não é Promotoria, entendo o que o irmão quer dizer, mas a palavra Promotoria não cabe aqui nesse momento, o que mais se parece no sentido jurídico (embora eu não seja bacharel em direito), é Procuradoria. Pois foi emitido um PARECER por pessoas habilitadas sobre o assunto onde pairava dúvidas. Não com sentido de acusar, e sim de esclarecer se certo ou errado de acordo com a Lei que nos rege (Bíblia / Estatuto da CGADB).

Joab ainda escreveu,

“Enquanto esse tal veredicto não é decidido, e a Dake não é declarada culpada ainda, há devemos considerar como inocente ainda”.

Essa é mais uma evidência que o Nobre Joab desconhece o Estatuto da CGADB, pois não cabe recurso e nem muito menos veredcto dos gestores da Casa. (Eles não tem essa atribuição), e sim as Comissões. Logo a Dake já foi declarada nociva a fé de todos.


Irmão Joab acrescentou,

“Se o irmão continuar a agir assim, acredito que terá que tomar outras posições”.

O Pr. Geremias não necessita de recomendações sobre seu trabalho. Tem portas abertas em todos os lugares, e muito mais agora com sua posição firme e coerente. Não vai demorar muito e Joab perceberá que o número dos que apóiam Pr. Geremias e Pr. Carlos Roberto é maior do que os que estão apoiando a edição da Dake. Nem todos os pastores tem acesso a blogs, muitos estão comprando a tal bíblia por confiar na Casa. No momento em que o assunto discutido no plenário e levado às igrejas, o amado irmão verá a mudança nas posturas.

Finalizando minhas ponderações, digo que quem tem que mudar são os gestores da CPAD e não o pastor Geremias do Couto. Pois, sua atitude é nobre e vai de encontro a interesses particulares.

Nessa peleja Pr. Geremias permita-me ser seu escudeiro. Risos

Joab, um grande abraço!

Pr. Natanael S. Pinto disse...

A Paz do Senhor seja convosco! Parabéns pelo belo trabalho. Abraços

www.prnatanaelsp.com.br

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Geremias do Couto,

A paz do Senhor1

Permita-me voltar à este fórum:

Quanto ao comentário do nosso irmão Joab, quero aqui concordar plenamente com a sua resposta a ele, bem como a do Pr. Robson Aguiar, as quais respondem todas as dúvidas porventura existentes.

Tenho apenas um fato novo, que talvez possa eluicidar melhor ao amigo Joab:

Antes que a resolução do Conselho de Doutrina em conjunto com a Comissão de Apologética fosse encaminhada aos gestores da CPAD, foi devidamente assinada pelos dois presidentes e também pelo presidente da CGADB, portanto nada mais falta, senão o cumpra-se!

Sei perfeitamente que essa declaração é dura, mas não é política, é real.

Um grande abraço a todos!

Vosso conservo,

Pr. Carlos Roberto

Pastor Geremias Couto disse...

Caros pastores Robson e Carlos Roberto:

Sem dúvida, a contribuição do pastor Robson Aguiar esclarece os pontos levantados pelo nosso irmão Joabe e agora qualquer dúvida que poderia restar acaba de ser dissipada, quando o pastor Carlos Roberto acrescenta o importante dado que a resolução (não parecer, repito), além de ter sido assinada pelos dois presidentes (Doutrina e Apologética)foi também assinada pelo presidente da CGADB!

O que é preciso mais?

Abraços

Daladier Lima disse...

Prezado Pr. Geremias, dedico-lhe as palavras de João Alexandre:

Quem canta sobre as coisas lá do céu não deve desviar
Quem faz da sua voz, a voz de Deus tem que sempre vigiar
Quem traz dentro de si o caminho a verdade e a vida não se vende
Abre mão de todo brilho e toda gloria deste mundo

Temo que seja um isolamento duro. Infelizmente, haverá inúmeros preletores que procurarão preencher sua vaga. Há muitos, inclusive, que irão criticá-lo por sua postura, no afã de ocupá-la. Estou cheio de preletores que ditam rumos para a igreja, mas não conseguem pô-los em prática!

Estarei orando...

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Daladier:

Conto com as suas orações e tomo a poesia de João Alexandre como um alento para continuar a jornada. Às vezes árdua pelos momentos ambíguos que vivenciamos. Nestas horas, todavia, temos de decidir se vamos ouvir a voz da consciência ou da conveniência. No meu caso, esse tem sido o meu grande conflito ao longo da estrada. Mas já estou cansado - extenuado mesmo - de priorizar muitas vezes a conveniência. Assim, creio que, mesmo perdendo tudo, estarei em paz comigo e com Deus se, doravante, minhas decisões se baseiem apenas em princípios e não como fruto do jogo das "acomodações políticas".

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Prezado anônimo:

Embora o seu comentário não contenha ofensas pessoais e levante uma questão válida, não o publico para não ferir a um princípio aqui adotado de não dar vez ao anonimato, seja ou não favorável, tenha ou não ofensas pessoais.

Se o prezado anônimo identificar-se claramente da próxima vez, não tenha dúvida que terei o maior prazer em lhe responder.

Joelson Gomes disse...

Parabens pela coerencia, falta muito isso hoje em dias do deus mamon.

Joelson Gomes
http://gracaplena.blogspot.com

Joabe disse...

Caros irmãos,

A paz do SENHOR.

Primeiro, respondendo ao Pr. Robson Aguiar quanto ao ter me referido ao Conselho de Doutrina como promotoria (embora o irmão tenha me corrigido que o termo correto deveria ter sido procuradoria), quis falar no sentido que embora um promotor tenha todas as provas necessárias e indubitáveis para condenar um réu, o veredicto final só é dado depois do juiz bater o martelo.

O Pr. Robson falou o seguinte: “Parece que Joab não se certificou da atribuição da Comissão de Apologética, antes de emitir seu comentário [...]”. Contudo dentre as atribuições da Comissão de Apologética, as principais são: “INFORMAR sobre a ameaça que as seitas e religiões falsas representam para as igrejas; e ASSESSORAR o Conselho de Doutrina e o Conselho de Educação e Cultura, quando solicitado, com informações pertinentes.” Quem tem poder para “DELIBERAR sobre súmulas, textos doutrinários e quaisquer obras a serem publicadas pela Casa Publicadora”, é o Conselho de Doutrina.

Ainda o Pr. Robson afirmou: “O Gestor da CPAD não faz parte da Comissão acima citada. [...] Na verdade, com todo respeito que lhe é devido, no momento, não faz parte das Comissões que trata do assunto. (acho até que deveria).” No entanto, no parágrafo único do art.10º do estatuto da CGADB declara que os “Diretores da CPAD são impedidos de ocupar cargos nos órgãos da CGADB”.

Irmão Robson falou que “foi emitido um PARECER por pessoas habilitadas sobre o assunto onde pairava dúvidas”, enquanto que o Pastor Geremias falou: Quanto ao papel do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética, fique claro que eles não deram nenhum parecer, mas baixaram uma resolução [...]”. E agora, qual afirmação procede ?

Quanto ao Pastor Geremias deixar de escrever para CPAD e pregar nos congressos promovidos pela mesma, não falei no sentido de represálias futuras que ele possa sofrer e sim do próprio Pastor ter que recusar os futuros convites. Porque se ele recusou ir para a conferencia de Escola dominical, por conta de uma provável propaganda da Dake, imaginem uma revista assinada por ele como comentarista e tendo na mesma a propaganda da “Bíblia de estudo mais completa que você já viu”.

Eu não sabia, até a afirmação do Pr. Carlos Roberto, que a resolução do Conselho de Doutrina em conjunto com a Comissão de Apologética, foi assinada também pelo presidente da CGADB. Entretanto, no regimento interno da CGADB diz no Art. 151 que: “Os pareceres emitidos pelos ÓRGÃOS ou Pessoas Jurídicas Vinculadas somente se tornarão em Resoluções quando editadas pela Mesa Diretora.” E o Conselho de Doutrina é um ORGÃO da CGADB. Portanto minha insistência de não somente uma assinatura do Presidente, mas uma RESOLUÇÃO da MESA DIRETORA.

Assim como o Pr. Geremias, também sou aberto a criticas e a posicionamentos diferentes do meu.

Em Cristo,


Joabe.


P.S.: Pastor Geremias,que experiência em agosto do ano passado o irmão se refere?

Matias Borba disse...

Pastor Geremias,
a Paz!

Mais uma vez por aqui, permita-me:

Trantando de instituições, se uma resolução é assinada pelos orgãos competentes, que cuidam de determinados assuntos, e que depois, é assinada pelo presidente, deve ser cumprido, não existe mais justificativa, principalmente a este assunto.

Quanto ao fato em que citou o prezado irmão Joab, creio que este "perder tudo", o que o senhor já fez pela e atravéz da CPAD, talvez seja até lucro, isto no sentido de sua consciência com Deus.

Digo isso pelo fato de que, se alguém sofre alguma retaliação por defender princípios, e ser a favor da Verdade, então o sacerdócio que tem tal postura deve rever com muita urgência seu conceito de liderança.

O lucro estar exatamente aí, pois existe maior lucro que ser sincero e ter pela conciência diante de Deus?

Encerrando, refletindo no que disse o Ev. Daladier, espero que os que almejam alguma coisa, não usem este episódio para bater em suas costas, pois as portas para a continuação de seu ministério estarão abertas sejam onde for, (onde se acredita no evangelho puro), e em alguns casos, só quem passa por alguma dificuldade extrema, sabe o valor que é a vida, sabe que o valor maior não é em instituições, mas em se viver para Deus.

Um abraço!

MB

Joao Cruzue disse...

.


Pastor Geremias,


Ouvi meu saudoso Pastor Luiz (Branco)Vicente citar O Pastor Cícero Canuto de Lima, em uma das Reuniões de Cooperadores no Setor Seis em São Paulo.

"... O pior erro é o erro doutrinário"

Pastor Geremias, seu trabalho junho às ADs sempre nos serviu de referência. E suas atitudes diante de alguns novos assuntos de nossa grande família, aumentam o nosso respeito.


Um abraço em nome da UBE


.

dindiberg disse...

Olá,

Parabéns pelo blog meu irmão, ótimo trabalho o que você está fazendo aqui.

Também sou pentecostal, e fico muito feliz de ver um trabalho como esse aqui. Pulbliquei no meu blog um post sobre a famigerada Bíblia Dake e gostaria que o senhor lesse.

já estou te seguindo e ficaria muito feliz se você me desse a honra de visitar o meu blog também, e talvez, caso você goste, segui-lo.

Eis ai o link: http://ferazaoegraca.blogspot.com/

Fica na Paz.

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Joabe:

Fui ao seu blog para identificá-lo um pouco mais, todavia não consegui. Não há praticamente nenhuma informação a seu respeito. Mas vamos em frente!

Creio que o nosso irmão Robson Aguiar tenha cometido um equívoco ao mencionar que foi um parecer o documento emitido por ambos os conselhos. Foi uma resolução, como já ficou bem explícito no amplo debate ocorrido no blog do pastor Carlos Roberto, um dos membros do Conselho de Doutrina.

O fato se corrobora com a informação de que a referida resolução foi assinada pelo presidente da CGADB. Não creio que ele tenha firmado o documento sem o conhecimento de seus pares, como também não faz sentido pensar que para tornar-se uma resolução tenha de contar com a assinatura de toda a Mesa. A do presidente dá validade à resolução e a torna um ato jurídico perfeito. Assim, decisão tomada, decisão a ser cumprida.

Quanto a uma revista Lições Bíblicas escrita por mim que seja publicada com a propaganda da Bíblia Dake, isso jamais acontecerá! Há decisões que não têm volta. Essa é uma delas.


Em outra ocasião falarei sobre a minha experiência de agosto do ano passado.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Matias:

Concordo com o amado irmão.

Nem toda perda é perda. Nem todo lucro é lucro.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro João Cruzué:

Suas palavras tocam e fortalecem meu coração. Certamente tinha razão o pastor Cícero Canuto de Lima.

Agradeço profundamente a acolhida e o apoio da UBE.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Dindiberg:

Obrigado pela visita. Volte outras vezes!

Abraços.

Robson Aguiar disse...

Amados irmãos,

Quando escrevi sobre o parecer das Comissões não quis me expressar o termo técnico, pois os pastores não são Procuradores. Foi apenas figura de linguagem para responder a analogia do nobre Joab em comparar o trabalho dos Conselhos com Promotoria. Acho que não me expressei corretamente.

A Dake foi devidamente analisada em seus pormenores pelo Conselho de Doutrina e Comissão Apologética, emitindo-se logo em seguida uma RESOLUÇÃO assinada pelos presidentes de cada um dos grupos, e não um PARECER sobre o que deveria ser feito pela Casa Publicadora.

Portanto, concordo com as palavras do pastor Geremias.

Robson Silva de Sousa disse...

Prezado Pr. Geremias do Couto,

Sei que minhas palavras soarão como ecos após as declarações dos preclaros companheiros: apologistas da mais alta estirpe!

No entanto, sinto-me obrigado a fazer coro com os tais para que saibas que já te admirava pelos comentários das lições bíblicas da CPAD (sem ao menos conhecê-lo); depois pelo jeito singelo (mas poderoso) como manejas a palavra diante de um púlpito (em nosso primeiro encontro); e agora ainda mais, pela coerência e firmeza de caráter... Homens assim são como pérolas no fundo do mar: apesar de sabermos que existem muitas, não é todo dia que temos a oportunidade de ver uma...

Que o ETERNO te abençoe e te guarde!

Forte abraço,

Do amigo,

Pb. Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14
AD Cubatão

Daladier Lima disse...

Prezado Pr. Geremias,

Ecoeei em meu blog a temática do seu post. Espero que outros tomem iniciativa semelhante. Chega de teoria, vamos á prática!

Abraços!

rico_fil disse...

Palavras que libertam.
Eu sou uma pessoa simples , amante da natureza ,amo as pessoas , gosto de tudo o que é bom , procuro fazer tudo com o Maximo de amor e perfeição , meu dilema primordial só o amor constrói……………….

Mensagem:

* Falar de DEUS é fácil o difícil é acreditar nele.
· O encoberto será descoberto o desatento ficara atento
o dogma de ter um canudo, não faz saber o que ainda não
sabe…….

* Somos aquilo que merecemos ser se queres ser santo recebera as dádivas do alto ou se queres ser anjo caído recebera o que o inferno pode lhe dar toda dor que você poderá suportar.

* Todos somos propicio ao pecado mais o pecador é aquele que não se corrige.

*Arte de enxergar não é somente olhar
e sim na plenitude de ver….

*Arte de envelhecer é ter alma
na eterna juventude…

*O sonhar é viver para realização.
A ilusão é viver para decepção

*Pensamos muito raciocinarmos pouco pensar menos e raciocinar para compreender melhor e acertar mais

· * Quem ama não aceita os erros do seu semelhante e sim os perdoa

· *A coragem de um homem não aplica só na sua atitude e sim em assumi-la

· *Para o homem responsável a estrada é longa
para o irresponsável ela é curta.

· *Elevam-se também os loucos na liderança para confundir os que ainda continuam idiotas e leva-los ao precipício das dores e assim acorda-los para então submergir e serem autênticos simples e felizes

· *A mentira é subterfujo dos fracos não dos fortes.

· *A morte é a nossa companheira irrevogável até nos tornamos imortais.

· *Ser patriota não é só nascer ou crescer em alguma pátria e sim ama-la

· *Mulheres as Amos Verdadeiramente, pois Geram e Nasce o Fruto para Eternidade.

· * Quando os Lobos preparam as alcatéias eles esquecem dos seus filhotes.

· * Os que mais necessitam são aqueles que agridem.

· * Fiz por merecer o que tenho para receber !

· *A disciplina reflete na educação que aumenta os momentos felizes.

· * A elegância não esta somente na aparência mais internamente na pessoa.

· * O conforto visual é a necessidade para o bem estar

· * Competência é natural no homem mais nem todos praticam.

· * Todo poder vem do alto mais nem todo são justificáveis.

· * O sexo è divinamente prazeroso quando tem duas partes envolvidas o corpo e alma

· *O ignorante sofrera as causas pela sua não elucidação.

· * Normas excessivas atropelam a liberdade do homem

· * O conhecimento o homem pode buscar mais há sabedoria só Deus pode dar.

· * Ganhar dinheiro vem da conseqüência e não da causa criada.

· * Temos que apreender em atacar a atitude e não atacar o homem e sim responsabiliza-lo.

· * Faça pela nação o que você quer que ela faça por você.

· * A conquista honesta é duradoura mais a desonesta logo se perde.

· * Fácil é mandar um soldado para frente de batalha o difícil é se juntar a ele.

· * Aumentar impostos é fácil difícil é diminui-los.

· * A inferioridade não esta no homem e sim em sua vontade.

· * Apreciar é virtude da alma a inveja é que macula.

· * Desperte o novo um ser divino que é você.

· * A idolatria desequilibra a alma que não faz sintonizar a vida.

· * As vestes carnais são varias mais ha espiritual só uma
·
· * Querer ser rico é coisa de pobre eu quero ser milionário, pois rico já sou em espírito.

· * Saúde e Paz trás a tranqüilidade o Resto você corre atrás.

· * Nem tudo que se reluz é luz.

· * Seja um alinhado no seu objetivo mais não se deixe ser alienado por ele.

· * A maturidade não esta na idade e sim no seu conceito.
·
· * Não tente mudar o que não pode ser mudado.

* A precipitação pode trazer danos a você o importante é ter calma ao fazer.
·
· * Na vida tudo a o seu tempo para o entendimento.!
· (Ricardo ª Filgueiras)

Joel Ribeiro disse...

Saudações Cristâs;

Sou o Pastor Joel, presidente da Assembléia de Deus ministério de Tiete e membro da COMADESPE e estive na AGO em Bauru SP,onde fora elucidado apenas alguns argumentos pelo Pr Carlos Roberto para que o plenário ficasse incorfomado com as informações contidas na DAKE

Pr Geremias é um prazer enorme poder postar aqui o meu comentário, o que aliás se torna fácil quando o fazemos com sinceridade "o que é natural negar se pode". digo isto porque está mais do que claro, que a bíblia Dake é sem duvida nenhuma uma grande heresia e um deserviço para o Reino de Deus.

Sou solidário ao Senhor e conte com as minhas orações e estarei também postando no meu blog a minha opinião pessoal.

Ninguém poderá calar a nossa voz.
Meu blog:adtiete.blogspot.com

Um grande abraço.

Danilo Fernandes disse...

Pr Geremias

Quando se tem caráter, só há uma vontade.

Onde há esta vontade, só há um caminho.

Parabens,

Danilo

Joabe disse...

Pastor Geremias ,

A paz do Senhor.

O irmão falou o seguinte: “não faz sentido pensar que para tornar-se uma resolução tenha de contar com a assinatura de toda a Mesa”. Porem, no estatuto da CGADB diz o seguinte: ”Compete à Mesa Diretora, em MAIORIA ABSOLUTA dos membros: BAIXAR RESOLUÇÕES”.

Em relação a uma revista da EBD, que o senhor futuramente comente mais uma vez, e a mesma vindo com a propaganda da Dake, seria realmente uma incoerência se o senhor aceitasse isso. Quando falei de seu futuro, falei no sentido que o irmão mesmo terá que se recusar aos próximos convites da CPAD, pelo menos enquanto essa caso não for resolvido.

Quanto ao meu blog, eu desisti de escrever, por crer que ainda não tenho ainda um conteúdo com importância para repassar aos internautas. Talvez um dia quem sabe ? Mas creio que o irmão possa está com uma “pulga atrás da orelha” sobre minha identidade, rsrsrs, mas não se preocupe que não sou nenhum fake. O endereço do meu orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6895792135622733971 e meu e-mail é joabeinacio@hotmail.com . Porem, se ainda tem duvidas sobre mim entre em contato com o Pr. Ciro Sanches, o qual tive a honra de conhecer pessoalmente.

Em Cristo,

Joabe

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Robson:

É salutar contar com o companheirismo de irmãos e amigos, como você e os demais que aqui se expressaram, os quais souberam entender a minha posição.

Continuo bastante tranquilo a respeito e ponho-me nas mãos do Eterno (como alguns colegas gostam de assim se expressar aqui) para que eu seja simplesmente uma ferramenta em suas mãos e me desnude ao mundo com a minha vida escondida em Cristo tal qual me expressei em um dos pensamentos publicados no Twitter.

Abraços

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Daladier:

Obrigado por ecoar em seu blog a solidariedade. Vou lá daqui a pouco para postar o meu agradecimento.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pastor Joel Ribeiro:

Iniciativas como a da COMADESPE nos inspiram a crer que, se quisermos, podemos adotar um caminho mais transparente e com bastante independência já que outras decisões cruciais para a vida da igreja, além do imbróglio da Bíblia Dake, foram ali também tomadas com imparcialidade.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro irmão Joabe:

Vamos por partes.

1) Como já mencionei, a assinatura do presidente da CGADB na resolução pressupõe que a Mesa tenha sido ouvida e tomado a decisão por maioria (ou a totalidade) de seus membros. Não há como imaginar outra pressuposição. Assim, uma coisa não anula a outra. É, portanto, um ato jurídico perfeito. Agora, se assinou sem ouvir os companheiros, - o que não acredito - cometeu um grave erro regimental.

2) Quanto aos meus futuros posicionamentos, acho que deixei bastante claro em meus últimos comentários. Assim, não preciso insistir nisso.

3)Acredito na sua palavra. Embora nutra grande apreço pelo pastor Ciro Sanches, não preciso consultá-lo para saber que o irmão não é um "fake". O que se diz diante da Luz, diante da Luz fica esclarecido.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Prezado Danilo:

Esse é o ponto. Os que têm caráter sofrem, e muito, quando, por conveniência, mandam às favas a vontade provinda daí.

Muito obrigado pelo apoio.

Leandro Araújo disse...

Amado Pastor Geremias,

Paz do Senhor!

São atitudes como esta que ainda dão esperança à igreja brasileira, de que é possível não se contaminar, manter princípios, lutar por ideais, e fazer a vontade de Deus, independente de quem seja o seu opositor... seja o homem, seja aquela criatura caída e condenada eternamente.

O Congresso perde o seu mais eloquente preletor, e o mais árduo defensor da EBD, e das verdades cristãs.

Que isso sirva de motivo para que os líderes desta grandiosa denominação levantada por Deus, possam tomar uma posição diferenciada a partir de agora, sabendo que ainda existem cabeças pensantes, mentes brilhantes, que ainda estão dispostos a gastar as suas almas em favor da Verdade.

Deus lhe abençoe!

Pr Alessandro Garcia disse...

Pr Geremias, a paz do Senhor.

O Pr Altair Germano publicou em seu blog o artigo "Publicar ou não publicar, eis a questão", algumas obras editadas pela CPAD, cujo conteúdo confronta diretamente a linha doutrinária da Assembléia de Deus, como é o caso do Dicionário Wycliffe. Não querendo desviar a atenção dos leitores em relação à DAKE, esse manifesto poderia ser também em razão dessas publicações? Digo isto, porque se a CPAD ainda for uma editora confessional, ela não pode publicar obras literárias que contradigam as nossas doutrinas fundamentais.

Que Deus continue te abençoando.

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pr. Alessandro Garcia:

Não tenho problema algum quanto ao fato de a CPAD publicar obras de autores interdenominacionais desde que tratem de temas comuns à igreja evangélica. Como já mencionei outras vezes, não é por falta de boas obras que ela precisará lançar mão de obras controversas do ponto de vista doutrinário.

Por outro lado, como editora confessional, a CPAD tem o dever de restringir-se aos textos que não firam os princípios das Assembleias de Deus, às quais ela serve. Ponto.

O irmão mencionou a Juerp, que servia a Convenção Batista Brasileira. Eu menciono a Editora Cultura Cristã, que serve à Igreja Presbiteriana do Brasil. Duvido que ela publique qualquer obra que fira os princípios da fé reformada.

Não deveria ter a editora assembleiana o mesmo comportamento?

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Prezado presbítero Zilmar, da Assembleia de Deus em Camboriú, SC:

Peço-lhe vênia para não publicar o seu comentário, que teria sido também postado no blog do pastor Ciro, no qual apoia a alguns companheiros, entre eles eu, os quais exaustivamente já se manifestaram contra a publicação da Bíblia Dake.

Não nos convém alimentar uma guerra de ataques contra o pastor Ciro Sanches, que tem pleno direito de discordar de nós e usar a linguagem que melhor lhe aprouver.

Por outro lado, no blog que lhe pertence, ele é o árbitro que decide os comentários que devem ou não publicar. Assim, fiquemos por aqui. Os muitos leitores que nos visitam, como o irmão mesmo citou, já conhecem bem a nossa posição, quanto a dele e de outros que esposam o mesmo pensamento.

Pr. Jesiel Freitas disse...

Caro Pr. Geremias...

Ainda não analisei detalhadamente a Bíblia Dake, e portanto, não posso tecer comentários realmente autênticos sobre ela.

Mas posso tecer um comentários sobre sua atitude... Acho-a muito coerente com a posição demonstrada pelo amado colega. Causaria estranheza defender um ponto de vista e posteriormente contradizê-lo com suas atitudes.

Mas, infelizmente é exatamente isto que falta a muito pastores brasileiros: COERÊNCIA e EQUILÍBRIO. Muitos tomaram atitudes, inclusive através da mídia, que depuseram exatamente contra aquilo que outrora apregoavam. Isto descaracteriza o homem de Deus, mostra sua volubilidade, vulnerabilidade, incoerência, e, consequentemente, falta de firme caráter cristão.

Não é o que acontece com o amado.

Parabéns por sua postura!

Quanto a Bíblia Dake, farei verificação atenta de seu conteúdo após adquirí-la, e só então me pronunciarei.

Abraço fraterno.

No mais... Paz!


Pr. Jesiel Freitas

Robson Aguiar disse...

Pr. Geremias, me desculpe por ter usado sua imagem em meu blog sem a sua autorização. Gostaria de saber se devo retira-la ou se o nobre pastor permite-me usa-la.

Cidinha disse...

Caro pastor Geremias,sou da cidade de Americana, e lamento sua ausencia na 18ª Conferência de Escola Bíblica Dominical.
Em relação o motivo de sua não ida ,por discordar da Biblia Dake,quero informa-lo que ela foi muito vendida ,mas que em momento algum foi feita qualquer "propaganda" a seu respeito,ela foi vendida como uma biblia de estudo normal,sendo que muitos nem sabiam da tal polêmica em torno desta.
Entendo sua postura ,mas não concordo ,a confêrencia foi uma benção,tudo muito tranquilo,muito bom mesmo .
Agora vou começar meu estudo com essa Biblia Dake,quero entender melhor esse asunto tãaaaao discutido.

Fique na Paz do Senhor Jesus.

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pastor Jesiel Freitas:

Como demonstra o seu comentário, a partir do momento em que se toma uma decisão, todas as suas demais atitudes precisam ser coerentes com a decisão tomada. Agi sob este princípio.

Parafraseando Lutero: Que Deus nos ajude!

Abraços

Pastor Geremias Couto disse...

Caro pastor Robson:

Se não é para o mal, sem problemas quanto ao uso da foto.

Abraços!

Pastor Geremias Couto disse...

Prezada irmã Cidinha:

Agradeço-lhe por entender a minha postura e reconheço-lhe o direito de discordar dela.

Não é preciso que eu repita, mas apenas para reafirmar o posicionamento, não considero a Dake uma bíblia de estudo normal. Não é porque a CPAD publicou. Minhas convicções vão ao original em inglês, que coenheço a um par de anos, e que jamais adquiri.

Não estou bem certo que não tenha havido qualquer menção à Bíblia Dake em algum momento da conferência. Disponho de outras informações que me dizem o contrário, mas não vou citar nomes para não comprometer as pessoas.

Deus lhe abençoe.

Pastor Geremias Couto disse...

Prezado anônimo:

O seu comentário poderia ser publicado, sem qualquer problema, se o irmão se identificassse, já que este blog tem como critério não publicar comentarios anônimos.

Se o irmão quiser republicá-lo com a sua identificação, não tenha dúvida que vou aprová-lo.

Abraços

Ricardo Mamedes disse...

Pastor Geremias,

Eu não poderia privar-me de retornar ao seu blog para um derradeiro comentário.

Eu penso que dentre os tantos valores humanos a coerência e a firmeza de caráter são dos que mais enobrecem o homem. Há aqueles que são como as correntes, vão para todos os lados, imprevisíveis que são. Mas há também aqueles que não se desviam da rota, malgrado os obstáculos.

Homens bons sofrem e são perseguidos desde o alvorecer do cristianismo, a exemplo de Justino Mártir. A nós, não cabe olhar ou "invejar" o sucesso dos ímpios, uma vez que eles têm aqui o seu galardão.

O eterno sonda os corações, enquanto o homem vê o exterior. Ele conhece o seu coração e lhe dará segundo a justa medida.

O meu respeito e consideração, como também as minhas orações para que o senhor passe pelas intempéries que porventura surjam.

Fraterno abraço,

No amor de Cristo,

Ricardo

Joabe disse...

Quando falei que ainda esperava por um posicionamento mais claro da Mesa Diretora da CGADB, não estava querendo de forma minimizar o papel do Conselho de Doutrina. Meu desejo é que as decisões nas nossas igrejas e entre os nossos lideres fossem mais as do tipo “pareceu bem Espírito Santo e a nós”, e não queria que esse caso da “Dake” fosse motivo para mais briga.
Será se algum dia nós iremos tão somente orar, sentar, conversar e resolver nossas questões de forma mais simples?