sexta-feira, 24 de julho de 2009

Chamado ao descanso eterno o pastor Joaquim Martins do Couto

Foi chamado ao descanso eterno, nesta manhã, o meu saudoso pai, pastor Joaquim Martins do Couto. Com 83 anos de idade, completados no dia 23 de junho, é um dos últimos patriarcas das Assembléias de Deus no Estado do Rio de Janeiro. Veio de Três Rios, onde pastoreava, para Teresópolis, RJ, em 15 de abril de 1960, onde pastoreou com dedicação a AD da cidade até a sua jubilação.

O sepultamento está previsto para amanhã, dia 25 de julho, às 10:00hs da manhã, com cerimônia fúnebre no templo da Assembléia de Deus, rua Capitão Edmundo Nascimento, 55, Teresópolis, RJ, igreja à qual deu a maior parte de sua vida como verdadeiro e amoroso pastor de almas.

O céu foi enriquecido com mais um vencedor.

24 comentários:

fazendo o que Deus me orienta disse...

meus sentimentos para toda a sua familia ele foi meu primeiro pastor e uma grande perda para nos mas Deus esta feliz a paz do nosso Senhor Jesus cristo

Unknown disse...

Pr. Geremias, a paz!

Conte com minhas orações nesse momento de separação momentânea. Orações ao Senhor Consolador.

Abs!

Marcelle Couto disse...

Gostaria de deixar minha mensagem àqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o meu querido avô Pastor Joaquim do Couto e em particular à minha família:

Que possamos seguir de exemplo a vida deste homem simples que foi de imenso valor para o Reino de Deus!
Estamos à caminho do mesmo destino: O CÉU! E ASSIM, PODERMOS COMTEMPLAR A FACE DE CRISTO!

Marcelle Couto

P.S.: Pai, mesmo ausente, meu coração está aí com você! Te amo, pai mais querido do mundo!!!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão e amigo,
Pr. Geremias do Couto!

Solidarizo-me com o preclaro companheiro e sua digna família, neste momento de dor e separação do vosso querido Pai pastor Joaquim Martins do Couto.

O consolo que nos alegra nesse momento, é a grande esperança de todo o cristão, de estarmos em breve todos juntos nas mansões celestiais.

"Preciosa é aos olhos do Senhor, a morte dos seus santos"

Que o Espírito Santo vos console,

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Paulo Mororó disse...

Pr Geremias, a Paz do Senhor.

"...igreja à qual deu a maior parte de sua vida como verdadeiro e amoroso pastor de almas" (Palavra de um filho que testemunha o exemplo deixado pelo pai).
Um toque profundo:"...pastor de almas", esta expressão me tocou. Deus proverá sempre em tempo oportuno pastores de almas. São mais preciosos do que qualquer jóia; de Deus são servos, são filhos, são guerreiros, e em certo momento são chamados ao descanço pelo próprio Deus que os ungiu e os enviou.
Conosco ficam a saudade e o exemplo no servir.
" PASTOR DE ALMAS" ! vitorioso!
Nesta hora, rogo ao Senhor, Deus das consolações que console e conforte todos os familiares, o rebanho, e os amigos.
Que a Paz do Senhor conforte a todos.
Fraternalmente em Cristo.
PAULO MORORÓ

Matias Borba disse...

Pastor Geremias do Couto,

Meus sinceros sentimentos ao senhor bem como à toda sua família, sei que mesmo tendo a certeza de que o céu recebeu um grande apóstolo do Senhor, a dor da saudade é grande.

Mas sei que justamente a certeza de que foi um grande homem, é um dos consolos utilizados por Deus para confortar toda sua família, Deus abençoe e conforte à todos.

A Paz do Senhor!

Uziel Nunes de Oliveira disse...

Pastor Geremias.

Que Deus possa consolar o senhor e sua família neste momente de dor.

Tenho certeza que o terceiro céu foi enriquecido com mais esse herói.

Um abração

Uziel - Concórdia - SC.

Anônimo disse...

Pastor Geremias, que o Espírito Santo esteja consolando os vossos corações.
Com certeza acerca do nosso querido pastor, podemos afirmar: Este que por aqui passou, foi sem dúvida um santo homem de Deus.
Dois episódios bíblicos me fizeram lembrar o pastor Joaquim, pois retratam duas de suas inúmeras qualidades. São eles:
1º Quando Samuel, já no final da sua trajetória, pode lembrar ao povo a forma íntegra como conduziu o povo de Deus.
"Eis-me aqui, testificai contra mim perante o Senhor e perante o seu ungido: a quem tomei o boi? A quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem tenho oprimido e de cuja mão tenho tomado presente e com ele encobri os meus olhos? E vo-lo restituirei. Então, disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém. 5E ele lhes disse: O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha de que nada tendes achado na minha mão. E disse o povo: Seja testemunha." (I Sm 12.3-5)

2º Paulo ao se despedir dos efésios, afirmou estar com a sua consciência tranquila quanto ao cumprimento do seu ministério.
"Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus." (At 20.26,27)

Com certeza o nosso pastor poderia dizer estas mesmas palavras a seu próprio respeito. Sempre vamos lembrar da sua moral elevada. Nunca ouvimos dizer acerca de algum desvio de conduta desse servo de Deus. Ele preencheu o requisito ministerial: "Convém que o bispo seja irrepreensível" (1 Tm 3.2)

Sempre louvaremos a Deus pela palavra ungida e fortalecedora que ele sempre ministrou, com simplicidade, sim, mas com toda a verdade.
Ele deixou não apenas para a família, mas para todos nós a maior e melhor herança que se pode deixar: O SEU EXEMPLO.

Em nome da minha família e igreja, desejo que o Senhor vos console e fortaleça com a sua graça.

Unknown disse...

Caro mestre Geremias do Couto

Estou com visitas de Goioerê em minha casa, mas acabo de chegar de um tour pelo Grande Rio e, ao acessar seu blog, deparei-me com a notícia do passamento de seu querido pai.

Receba os nossos sentimentos e condolências. Não tive o prazer de conhecer o pastor Joaquim Martins do Couto, mas se ele não tivesse sido tudo o que já li no comentário anterior, bem como a última frase do penúltimo parágrafo de seu post, poderia dizer que ele fez muito pelo Reino.

Quem já teve o prazer de ler a obra "A Transparência da Vida Cristã", sabe perfeitamente do que estou falando. Segundo suas próprias palavras na dedicatória da referida obra, foi o saudoso pastor Joaquim Martins do Couto quem lhe "estimulou o gosto pela literatura", ao presentear-lhe, ainda na segunda infância, com o livro "As Catacumbas de Roma", um clássico da CPAD.

Estimular a leitura em alguém que é, em minha modesta opinião, o autor de maior lucidez e melhor estilo dos círculos pentecostais no Brasil, já é um feito dos mais relevantes e consideráveis em termos de Reino de Deus. Agora, além disso, saber que o amado pastor Joaquim do Couto, foi um obreiro que realmente se importava com as almas é, lamentavelmente, admitir que acaba de ser recolhido mais um exemplar de uma estirpe de obreiro em extinção.

Um grande abraço

Maya Felix disse...

Prezado Pastor,

Receba meus sinceros pêsames, e meu desejo de que o sr. e sua família sejam plenamente consolados pelo amor e pela paz de nosso Senhor, Jesus.

Maya

Silas Daniel disse...

Caro Geremias, a Paz!

Registro aqui meu sentimento de pesar pela partida do pastor Joaquim, pioneiro da AD no Estado do Rio de Janeiro e um grande exemplo de fidelidade a Deus para todos nós. Que Deus esteja consolando a família. Forte abraço, amigo!

Pastor Geremias Couto disse...

Caros:

Quero agradecer-lhes as palavras de apoio e solidariedade nesta hora em que a Família Couto perde o seu querido patriarca. Foi um dos cultos fúnebres mais concorridos da cidade pelo papel influente que ele, apenas como pastor de almas, exerceu nos últimos 49 anos na história teresopolitana.

No último dia, pouquíssimas horas antes de sua passagem (creio que entre meia e uma hora), quando a enfermeira (também evangélica) lhe ofereceu café, ele respondeu: "Não quero este café. Irei tomar um café muito melhor daqui a pouco com o meu Senhor!"

Bem-aventurados são os que têm esta esperança!

Abraços e muito obrigado em nome de todos os familiares, entre eles o pastor Israel Couto, que o substituiu já há alguns anos na liderança da mesma igreja.

André Quirino disse...

Amado pastor Geremias, a paz do Senhor!

Minha conexão à internet estava falhando e só pude visitar seu blog hoje (mais precisamente, agora) e então fiquei ciente do falecimento de seu nobre pai.

Meus pêsames ao senhor e sua família. Que Deus lhes ajude neste momento tão difícil, onde estamos orando em favor de suas vidas. Apesar da dor, temos a esperança de que o mesmo Deus que recolheu o Pr. Joaquim é o que está conosco e, nos momentos mais penosos, consola-nos. Até ao dia em que, enfim, Ele enxugará de nossos olhos cada lágrima e viveremos eternamente em alegria e paz, junto com o Senhor Jesus, no Céu. Sabemos que as esperançosas - e umas das últimas - palavras pronunciadas por aquele homem de Deus (por sinal, um dos responsáveis pela formação do senhor, outro homem de Deus) são reais, e agora ele está num lugar bem melhor.

Que Deus em Cristo continue lhe abençoando, porque a caminhada é longa, os espinhos são muitos, mas o alvo nunca pode ser perdido.

Um forte abraço!

Pr Alessandro Garcia disse...

Desculpe-me pelo "Anônimo disse", foi falha.

Pastor Geremias, que o Espírito Santo esteja consolando os vossos corações.
Com certeza acerca do nosso querido pastor, podemos afirmar: Este que por aqui passou, foi sem dúvida um santo homem de Deus.
Dois episódios bíblicos me fizeram lembrar o pastor Joaquim, pois retratam duas de suas inúmeras qualidades. São eles:
1º Quando Samuel, já no final da sua trajetória, pode lembrar ao povo a forma íntegra como conduziu o povo de Deus.
"Eis-me aqui, testificai contra mim perante o Senhor e perante o seu ungido: a quem tomei o boi? A quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem tenho oprimido e de cuja mão tenho tomado presente e com ele encobri os meus olhos? E vo-lo restituirei. Então, disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém. 5E ele lhes disse: O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha de que nada tendes achado na minha mão. E disse o povo: Seja testemunha." (I Sm 12.3-5)

2º Paulo ao se despedir dos efésios, afirmou estar com a sua consciência tranquila quanto ao cumprimento do seu ministério.
"Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus." (At 20.26,27)

Com certeza o nosso pastor poderia dizer estas mesmas palavras a seu próprio respeito. Sempre vamos lembrar da sua moral elevada. Nunca ouvimos dizer acerca de algum desvio de conduta desse servo de Deus. Ele preencheu o requisito ministerial: "Convém que o bispo seja irrepreensível" (1 Tm 3.2)

Sempre louvaremos a Deus pela palavra ungida e fortalecedora que ele sempre ministrou, com simplicidade, sim, mas com toda a verdade.
Ele deixou não apenas para a família, mas para todos nós a maior e melhor herança que se pode deixar: O SEU EXEMPLO.

Em nome da minha família e da igreja Assembléia de Deus ministério de Petrópolis em Teresópolis, desejo que o Senhor vos console e fortaleça com a sua graça.

Paulo Silvano disse...

Caro Pastor Geremias,

Expresso as minhas sinceras condolências, ao irmão e família, pelo falecimento do seu querido pai. Certos estamos de que ele descansa dos seus trabalhos e que as suas obras o seguem, até que alvore a manhã da ressurreição. Que as lembranças e a saudade daquele valoroso servo de Deus continuem permeando a sua vida e inspirando o seu ministério.

Um abraço fraterno,
Paulo Silvano Cardoso

Mozart Paulino disse...

Pr. Geremias,

Solidarizo-me com o irmão e seus entes queridos, nesse momento de duplo sentimento.

De alegria, por ele estar onde tanto desejamos, na presença do nosso Senhor.

De tristeza, por faltar um pedaço de nós aqui conosco.

Conte com minhas orações.

De seu conservo,

MSP

Unknown disse...

Paz de Cristo.
Pastor Geremias, admiro-te pela sua coerência e exposição da doutrina bíblica.
Convido para acessar meu blog:alexandrematiascom.blogspot.com.Sentiria muito honrado com um comentário seu a respeito de meus escritos,visto que,ainda,estou formando meu blog.
Um abraço.

Unknown disse...

Solidarizamo-nos com vossa dor.As Assembléias de Deus perde,sem dúvida alguma,um grande servo de Deus.
Nossa igreja em Queimados,pastoreada pelo pastor Eduardo Lúcio, pede que o Espírito de Deus console vosso corações.
Fraternalmente em Cristo Jesus.

ROBSON SILVA disse...

Prezado Pr. Geremias do Couto.

SINTO tomar, ainda que tardiamente, conhecimento do passamento de vosso papai.

Digo SINTO, com letras em destaque porque passei por isso ainda em tenra idade (14), o que confesso, por vezes ainda me dói.

Saiba que minha singela, mas sincera intercessão será depositada diante do Pai Eterno em vosso favor, bem como de toda família Couto, com a qual me uno em pesar...

Abraços.

Pb. Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

pra graça de oliveira disse...

Pr. Geremias e familia

Meus sentimentos pela perda do seu pai. Que o Espírito Santo de Deus console seus corações.

Prs. Bene e Graça de Oliveira

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Pr. Geremias,

O céu fica a cada dia mais interessante. Não sei quem disse pela primeira vez, talvez (ou certamente?) não fui eu. Com pessoas do calibre de seu pai, que não conheci mas confio no seu julgamento, a cada dia vamos nos aproximando do grau de grandeza quantitativa exigido para a ressurreição. Quando a soma dos de lá, bastarem aos de cá, então haverá o brado. Nos reencontraremos! É o que posso dizer neste momento apertado e inesperado.

Canta o grupo Logos:
É...
Já não mais poderemos
Ficar juntos
E orar
E pedir ao Senhor
Que nos ponha no peito
Mais uma canção

É...
Já não mais cantaremos
Até Cristo revelar-se entre nuvens
A nos ajuntar,
Conclamando os irmãos
Que, de todo lugar,
Depressa vêm.

Sinceramente,
Eu tenho saudades
Dos dias que o Pai nos ofertou
Nos quais andamos juntos,
Lado a lado,
Lutando a mesma guerra do Senhor.

Amigo que se foi,
Eu hoje sonho
Mas eu sei que esta noite vai passar
Pra sempre,
Sempre, ser um dia lindo
Que nunca poderá nos separar.

Abraços!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, caso queira, podemos realizar troca de links. Entre em contato comigo. Fique na paz!

Anônimo disse...

Falar sôbre o Pastor Joaquim é quase que impossível, nos falta palavras para discrever suas qualidades como Pastor, apascentador, etc... Foi meu pai espiritual pois tive o prazer de ser sua ovelha desde os meus 7 anos de idade.
Só nos deixou excelentes exemplos.

Cleber Dutra disse...

Estimado pastor Geremias.

Gostaria de deixar aqui consignada a minha profunda lamentacao por essa irreparavel perda. Que Deus possa estar agora refonfortando o vosso coracao.

Um forte abraco

Cleber Dutra
FLORIDA - USA