domingo, 7 de junho de 2009

Manifesto da UBE: a árdua coleta de assinaturas


Acabo de chegar ao Brasil e me contristo ao ver quão árdua tem sido a coleta de assinaturas para o manifesto da UBE. Concordo em gênero, número e grau com os colegas Matias Borba e Daladier Lima em comentários no post abaixo. Infelizmente, esse é o quadro do nosso tempo. Poucos querem "comprometer-se".

Tudo leva a crer que o Minc ainda não caiu para não ficar parecendo uma reprovação do governo ao que ele disse a favor da homossexualidade e contra o posicionamento das igrejas cristãs.

Na tentativa de colaborar com a campanha, não postei ainda sobre outro tema para permitir aos que frequentam este blog perceber que assinar este manifesto é, agora, prioridade absoluta, até porque se demorar mais o fato deixará de importar para o propósito de nossa luta. Mas pelo que vejo, estamos em passos de tartaruga.

Pense um pouco no que escreveu Martin Niemöller, em 1933:

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.

"No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.

"No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.

"No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."

Hoje, dia 7 de junho, no horário em que escrevo estas linhas, temos apenas 569 assinaturas. Muito pouco pelo tempo em que o manifesto se encontra à disposição dos blogueiros cristãos. Mas parabéns aos que assinaram. Fizeram a sua parte. Aos demais, pergunto: será que, no Brasil, chegaremos ao ponto em que chegaram alguns na Alemanha de Hitler, como descrito acima?

Só acordaremos quando ultrapassarmos o ponto do não-retorno?

7 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

SHALOM!

1. Nobre Pr Geremias, concordo com seu texto. Há uma citação que cabe como uma "luva" neste texto:

Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada. - Edmund Bruke

2. Outra pérola que devo citar é:

A questão que deve ser levantada sobre Auschwitz não é 'onde estava Deus?' mas, 'onde estava o homem?'

Abraham Joshua Heschel

um abraço, Pr Marcello Oliveira

P.s veja se consegues ler o texto:

Os títulos dos Salmos

http://davarelohim.blogspot.com/

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo Pr. Geemias do Couto,
A Paz do Senhor!

Passo por aqui para desejar boas vindas, após dias no exterior.
Quanto ao seu post, apenas corroboro e assino com o preclaro amigo.
Nesse caso, diria o jornalista e teleapresentador Boris Casoy:
É UMA VERGONHA!
Continuemos denunciando!
Um grande abraço!
Seu conservo e amigo,
Pr. Carlos Roberto

daladier.blogspot.com disse...

É isso exatamente o que vai acontecer. Nos calaremos, por falta de representatividade efetiva, já que a numérica é alardeada na mídia e replicada em nossos periódicos, e pessoas como Minc nos ameaçarão cada vez mais de perto. Até que não haja mais nada a fazer e sejamos perseguidos por nossa omissão.

É interessante notar que o PL 122/2006 e assemelhados ainda não foram aprovados por conta da influência dos deputados católicos, porque a depender dos deputados evangélicos (bem menor em número) já estaria em cena uma caça ás bruxas.

Não consigo disfarçar minha indignação com o assunto. Tem horas, como já disse, que sinto inveja da mobilização gay!

Andre Moloni disse...

Pastor Geremias, a Paz do SENHOR amado.
Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as boas vindas e aproveitando a oportunidade lhe dizer que foi um prazer ministrar as aulas do 4° Semestre de 2007 comentadas pelo pastor.
Concordo com a indignação do amado irmão, agravada ainda mais não somente pelo tempo que o manifesto esta a disposição, mas também pelo numero de irmão que temos associados a UBE, segunda a ultima contagem que presenciei estava com 3806 membros e as assinaturas do manifesto agora estão em 613, somando apenas 16% do total de membros.
Pastor o irmão indagou a seguinte questão “Só acordaremos quando ultrapassarmos o ponto do não-retorno?”.
Infelizmente creio que já ultrapassamos ou estamos a milímetros de ultrapassar, nos brasileiros já estamos tão acostumados a julgar todos os políticos como corruptos e ladrões que esquecemos quem os colocou em suas posições, sei que o assunto foge um pouco do conteúdo de nosso manifesto, mas a idéia de não brigar por nossos ideais é a mesma. Logicamente quando sito nós brasileiros não me refiro a 100% deles, pois a os que como nós buscam lutar por um ideal, mas infelizmente a maioria não faz o mesmo.
Em meu blog apesar de estar filiado a UBE não posto somente assuntos evangélicos, posto também assuntos sobre política e meio ambiente que é a área que estou me formando.
Gostaria de convidar o pastor a ler dois conteúdos de meu blog, uma postagem e um comentário.
http://andremolonigestor.blogspot.com/2009/05/participe-do-abaixo-assinado-em-repudio.html#comments
http://andremolonigestor.blogspot.com/2009/05/vc-se-lembra-em-quem-votou-na-ultima.html
Desde já gostaria de expressar a meu prazer e gratidão de poder estar dialogando com um servo de DEUS e ministro da palavra tão renomado como o senhor. E Seria realmente edificante poder receber um comentário do amado irmão em meu blog.
Fique na Paz.

Matias Borba disse...

Pr. Geremias do Couto,

Estive um pouco ausente de suas postagens por conta de tempo, mas Concordo plenamente com seu texto.

E se formos considerar nossa representatividade numerica certamente teriamos mais exito no "protesto" a leis como a PL 122/2006, mas infelizmente, a numerica nem sempre tem compromisso com a sociedade, e nem conigo mesmo.

Neste manifesto nao e tao diferente, e nao trate-se de uma postura de de uma questao de seguranca pelos blogueiros quanto a documentacao, isso ate pode existir, mas o manifesto e seguro, se nao o fose nao seria publicado.

Penso que o problema mesmo, em grande parte e a falta de comprometimento, isso sim dificulta as coisas. E claro que ninguem e obrigado, mas como Cristaos que somos deveriamos fazer a diferenca.

Deus abencoe!

PS. Perdoe-me pela falta de boa digitacao, mas estou usando um teclado em outro idioma.
A Paz!

Anônimo disse...

Pr. Geremias,

Andava meio atrasado com minha "ronda" pelos blogs, e por isso nem tinha conhecimento do manifesto.

Já assinei.

Em Cristo,

Clóvis

André Quirino disse...

Prezado pastor Geremias,

Realmente, a coleta é árdua. Já postei um texto divulgando o manifesto, em meu blog. O inusitado é que o abaixo-assinado recebeu 3474, mas apenas 668 assinaturas. Devemos mostrar a nossa força! Em Cristo,

Um abraço.