segunda-feira, 11 de maio de 2009

RELEMBRAR É PRECISO: VALDOMIRO SILVA

Lembro-me de muitos fatos da minha adolescência. Das vezes que acompanhei Valdomiro Silva em algumas igrejas do meu Estado, inclusive em minha cidade, Teresópolis, RJ. Lembro-me dos almoços em sua residência, em Duque de Caxias, RJ. Das vezes em que pegávamos o trem para o seu trabalho e de lá para a Rádio Copacabana, no Rio de Janeiro. Lembro-me do Cântico da Liberdade, que encantou o Brasil. Em sua homenagem, reproduzo aqui esta canção.


9 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro amigo Pr. Geremias do Couto,
Graça e Paz!

Agora vc. conseguiu tirar algo do fundo do báu, daquele tipo que recorda na alma.
Baú da nossa inocência, do tempo que não conhecíamos a "música gospel", afinal ainda não éramos "evangélicos", mas apenas crentes em Jesus Cristo.
Colocávamos 12 LPs na vitrola da sala, e ouvíamos esses hinos, olhando para ps quadros "Os dois caminhos", "Moisés e a travessia do mar vermelho" ou ainda "Noé entrando na arca", relíquias presentes na casa de qualquer servo de Deus.
Que boa recordação.
Obrigado amigo!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

André Quirino disse...

Pr. Geremias, a paz do Senhor!

Apesar de ainda não ser nascido na época em que esse hino foi gravado, pude ouvir mais uma vez um verdadeiro louvor a Deus, com uma mensagem cristocêntrica, ao contrário das canções triunfalistas e antropocêntricas que são predominantes em nosso meio (que agora não é mais cristão, e sim "gospel"). Agradecemos por essa contribuição ao resgate dos - verdadeiros - hinos de adoração ao Senhor Jesus, na blogosfera cristã.

Abraço!

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor, preclaro Pr. Geremias do Couto.

Dia desses - mais especificamente há um mês -, voltava eu de nossa reunião de obreiros de Cubatão acompanhado dos pastores Luiz Israel, Osvaldo Veras, Antônio Cardoso e sua esposa irmã Luzia, já por volta das 22h, e como haviamos feito na ida (descendo a serra SP/Cubatão) cantávamos hinos de louvor a Deus...

Como disse acima o Pr. Carlos, nada de música gospel, nem melôs evangélicas, mas hinos sacros de louvor ao trino Deus - coisa de crente...

Na ida relembramos os belos hinos da HC, do Cantor, dos Corais... Na volta lembravamo-nos de Adilson Silva, Elon Cavalcanti, Feliciano Amaral, Luiz de Carvalho, Otoniel e Oziel, Jair e Hosana... e finalmente, Valdomiro Silva.

A essa altura já estávamos no Jd. Eldorado, divisa Diadema/SPaulo, quando começamos a cantar:

MAS SE EU FOSSE COMO OS PASSARINHOS
QUE SOMENTE VIVEM PRA CANTAR
EU CANTARIA MIL LOUVORES A DEUS
TODO O DIA, O DIA INTEIRO SEM PARAR
POIS GRANDES COUSAS FEZ MEU DEUS POR MIM
MORRENDO NUMA CRUZ PRA ME SALVAR
MAS SE EU FOSSE COMO OS PASSARINHOS
MIL LOUVORES A JESUS IA CANTAR

CORO

CANTA, CANTA Ó PASSARINHO
EXALTANDO AO SEU CRIADOR
MOSTRAI AOS HOMENS O QUANTO VALE A LIBERDADE
EM UMA VIDA SEM TER ÓDIO E NEM RANCOR
O SEU CANTAR TEM GOZO E HARMONIA
TEM ALEGRIA E PERFEITO AMOR
MAS SE EU FOSSE COMO OS PASSARINHOS CANTAVA LINDAS MELODIAS AO SENHOR

VAI CANTANDO Ó PASSARINHO
EXALTANDO AO SEU CRIADOR (2X)

MAS SE O HOMEM PUDESSE CONTAR
AS MARAVILHAS DO SEU CRIADOR
ELE FAZIA COMO FAZEM OS PASSARINHOS
CANTAVA LINDAS MELODIAS AO SENHOR
DEUS FEZ O HOMEM PARA LHE ADORA
MAS O PECADO TIROU-LHE A FELICIDADE
CANTA, CANTA Ó PASSARINHO
MOSTRANDO AO HOMEM O VALOR DA LIBERDADE...

Eu era ainda muito menino quando minha avó adquiriu esse LP (em vinil) e tive o privilégio de crescer ouvindo essas e outras belas canções - há muito esquecida por velhos e novos cristãos.

Mas louvo a Deus que ainda temos homens como o senhor, o Pr. Carlos, o Pr. Osvaldo, e outros tantos que amam, prezam e fazem de tudo para ver preservadas a Sã Doutrina e os Bons Costumes... Coisas que esses hinos destilam em abundância.

Obrigado pelo esse belíssimo presente de aniversário!!! Foi mesmo uma surpresa!

Em Cristo,

Robson Silva
Prossigo ouvindo lindas melodias...

Koisarada disse...

O pastor que Saudade!!
Lembro-me da minha infância no interior do Paraná, uma pequena cidade onde meu pai era Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Isto lá pelos anos de 1976-1980 se não me engano.
Havia na igreja uma corneta e todos os dias de cultos , Terças, quinta, sabados e domingo , meu pai colocava estas musicas tocar na vitrola da igreja e convidava as pessoas a vir participarem do culto.
Eu era muito jovem, e via o amor, e o desejo do meu pai de evangelizar com muito respeito.
Hoje Relembrando este fato, fiquei emocionado, por não ter meu Pai aqui ao lado , mas feliz por saber que um dia poderei encontra-lo no céu.
Muitas vidas se converteram ao evangelho naquela cidade graças a essas musicas que eram tocadas naquela corneta, o Padre da cidade ficava indignado com meu pai, mandava apedrejar a igreja, mas Deus deu vitoria.
Louvo a Deus Pela vida destes cantores e de meu Pai que me ensinou o amor pelas almas perdidas.
Abraço.

http://ramosdaoliveira.blogspot.com

Paulo Silvano disse...

Caro pr. Geremias,

Grata lembrança. Saudades dos tempos que eramos mais "ingênuos",quiçá mais santos.

Paulo Silvano

Prof. Efraim Valdomiro Silva disse...

03 de Julho de 2009, Paris, France.
Dieu vous bénisse.
Paix.
Querido pastor Geremias, em nome de minha família agradeço à gentil lembrança ao nosso amigo, herói , exemplo, e Pai. Que em tantos anos cantando louvores a Deus, não descansa do desejo dê: “dar mil louvores a Deus, todo o dia, o dia inteiro, sem parar”...;Em gratidão aos seus quase oitenta anos continua firme cantando, e trabalhando na seara do Senhor, e, como diz: “Na seara do Senhor o salário é o amor”..., segue firme, e com o auxilio da abnegada, Maria do Carmo, com quem comemorou 60 anos de casado, espera ansiosamente conseguir a sonhada marca dos mil louvores. A França a terra da liberdade, conheceu uma bela mostra da liberdade “Le cantique de la liberté”, quando esteve cantando em nossa congregação. Na casa de Valdomiro Silva, têm “Uma Fonte de Água viva” sei que o Pastor Geremias ajudou a cavar, água boa para o consumo...obrigado, por preservá-la.
Merci beacoup.
Prof.Da Silva, Efraim Valdomiro.

Anônimo disse...

Quantas critícas ouvi a respeito das músicas de funk, hap e rock por causa do seus ritmos e pelo fato do comportamento dos seus idealizadores, porém hoje presenciamos 90% das músicas consideradas sacras recheadas de mensagem antropocêntrica e triunfalistas e com essa qualidade como do Valdomiro Silva, Vitorino Silva, Felicano Amaral e outros cantores antigos que enfatizavam o céu, quebrantamento, santidade ao Senhor, exortação a vida cristã, e a volta de Cristo percebo bem mais frequente nas músicas de funk, hap e rock. Edson Neto

Anônimo disse...

Foi um dos primeiros hinos que ouvi quando criança. Voce pode colocar quando foi gravado este LP?

neide frança disse...

Retorno a infância ao ouvir os louvores com valdomiro silva.Um homem de Deus,amigo de meu pai(Luiz Gonzaga de França)que já dorme no Senhor.Tivemos a honra de recebe-lo no sepultamento de meu pai,quando ali foi prestado sua última homenagem.Que Deus o abençoe! Francineide de França